ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia SPA – Serviço de Pronto Atendimento Astir médico plantonista descreve patologias
Home / Notícias / SPA – Serviço de Pronto Atendimento Astir médico plantonista descreve patologias

SPA – Serviço de Pronto Atendimento Astir médico plantonista descreve patologias

Médico clínico geral Fábio Storer

O médico, Fábio Storer, clinico geral, relata as patologias que mais se destacam no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que funciona 24 horas, 7 dias por semana.

Patologias que se destacam (entre outras):

Síndrome gripal – A síndrome gripal é uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias. Tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Os sintomas geralmente duram 1 semana.

ATENÇÃO: AO COMPRAR MEDICAMENTOS VERIFICAR O PRAZO DE VALIDADE. NÃO TOME REMÉDIOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE DIZ O MÉDICO.

A transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.

O MÉDICO RECOMENDA: NÃO TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA OU POR INDICAÇÃO, PRINCIPALMENTE ANTIBIOTICOS E ANTIINFLAMATÓRIOS PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE E RETARDAR A CURA DA DOENÇA.

Pneumonia – Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Amigdalite – amigdalite é a inflamação das amígdalas, duas estruturas arredondadas e carnudas situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua. Elas protegem a garganta contra a invasão de micro-organismos.

Como ficam expostas à passagem de ar, comida, bebida e tudo o que se leva à boca acaba se tornando alvo de vírus e bactérias — e, na tentativa de combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório. As amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.

Intoxicação alimentar – A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento. A intoxicação alimentar pode acontecer com alimentos que são deixados ao ar livre ou ficaram armazenados por muito tempo. Às vezes, a intoxicação alimentar acontece quando você não lava as mãos antes de tocar na comida.

 

O diretor executivo da Astir, SGT PM Alan Mota alerta: “De acordo com o Ministério da Saúde e os profissionais médicos da Astir, o paciente em situação de urgência e emergência ou não deve procurar socorro médico, de uma vez que se AUTOMEDICAR pode ser perigoso para sua saúde, afirmou com base no MS e OMS.

Fontes: Médico Fábio Storer/ SGT PM RR Fábio Macedo e os sites abaixo
https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/gripe-causas-sintomas-e-prevencao/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pneumonia
https://saude.abril.com.br/medicina/amigdalite-tratamento-sintomas-o-que-e/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/intoxicacao-alimentar
Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte
Fotos: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro