SPA – Médico plantonista relata patologias mais freqüentes na emergência Astir

O médico, uesleI Pinheiro, plantonista de hoje (07), no Serviço de Pronto Atendimento Astir (SPA) relata as patologias mais freqüentes na emergência.

Médico UesleI Pinheiro

De acordo com o médico a maioria dos pacientes apresenta os seguintes quadros de urgência:

Faringoamigdalites: A faringoamigdalite é um processo inflamatório de estruturas que compõem as vias aéreas superiores, mais especificamente a faringe e as amígdalas. Essa inflamação é usualmente causada por infecção viral (cerca de 90% dos casos), porém outros agentes como as bactérias podem ser os responsáveis pelo quadro. A infecção viral é mais comum em crianças com idade menor que 3 anos, enquanto nas crianças mais velhas a possibilidade de infecção bacteriana aumenta.

Viroses gripais: Primeiro, vale dizer que toda doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose. ”É uma maneira genérica de chamar doenças quando não se consegue confirmar o vírus causador”. Ao se descobrir o vírus, aí, sim, o problema é chamado pela denominação específica: dengue, catapora e herpes são viroses. A gripe também: ”O vírus influenza sofre mutações, por isso pegamos gripe várias vezes na vida”, diz o médico.

Conjuntivites: A conjuntivite é uma doença ocular que causa inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras.

A inflamação pode afetar um, ou os dois olhos, mas é comum que os dois olhos sejam afetados, por conta da proximidade um do outro. Costuma durar entre 1 e 2 semanas, geralmente não causa seqüelas e é bem freqüente no verão. A conjuntivite pode ser caracterizada como aguda ou crônica.

Dengue: Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti.

A doença pode se manifestar de duas formas:

  • Dengue Clássica:

Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

  • Dengue Hemorrágica

Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.

Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

Gastrenterite: Gastrenterite aguda compreende uma série de infecções ou irritações do trato gastrointestinal, transmitidas principalmente por alimentos ou bebidas que contém bactérias, parasitos, vírus ou químicos prejudiciais ao homem.

Apresenta-se geralmente com vômitos, diarréia, dor abdominal, febre e calafrios.
Aparecem subitamente e duram por um período curto, sendo que a maioria das pessoas se recupera sozinha, sem qualquer tratamento. Raramente ocorrem complicações mais graves.

Finalizando o médico alerta: Não tome medicamentos por conta própria, por indicação de terceiros e ainda sobras de medicamentos, pois podem colocar ainda mais o risco de sua saúde e complicar o tratamento da sua patologia, disse Wesley.

SGT PM RR Fábio Macedo

O Presidente do Conselho Administrativo da Astir, SGT PM RR Fábio Macedo confirma que o Serviço de Pronto Atendimento atende 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem treinada e capacitada para emergências Hospital Tiradentes, laboratório de análises clínicas, medicamentos específicos para tratar pacientes em estado grave ou que inspira maiores cuidados médicos, raios-x, entre outros. “Nosso associado conta com o ambulatório para consultas de rotina e o SPA”, concluiu Fábio Macedo.

Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte
Fotos: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Website

Esta notícia foi visualizada 70 vezes