SPA – Médico plantonista relata patologias atendidas

O médico, Ueslei Pinheiro, plantonista de hoje (30) no Serviço de Pronto Atendimento da Astir (SPA) relata patologias expressivas atendidas pela manhã.

Médico Ueslei Pinheiro

Paciente com história de diabetes descontrolada:

Sintomatologia: A hiperglicemia é quando a glicemia está muito alta (acima de 130 mg/dL) e é o quadro base do diabetes. No entanto, ela só apresenta sintomas quando está acima de 160 e 180 mg/dL o que a torna mais perigosa!

Os sintomas principais de uma glicemia tão alta são o excesso de urina e de sede excessiva. “Quando presente na urina, a glicose atrai mais água (diurese osmótica), o que aumenta o volume urinário”. Mais tarde, os sintomas podem envolver dificuldade em respirar, perda de apetite, náuseas e vômito, disse o médico.

Tratamento de emergência: Aplicação de insulina regular diluída em soro ringer lactato (Seu uso principal é diluir o sangue, em casos onde há perda deste, de modo a evitar o choque hipovolêmico. Como dilui o sangue, vai apenas facilitar a circulação das hemácias existentes quando o paciente está hipovolêmico/ hipotenso e, assim, melhora a oxigenação.

“Quando se faz necessário o aumento de hemácias, ou seja, no paciente com elevados níveis de lactato e hipóxia, é recomendado transfusão sanguínea”, o médico completa dizendo que o ringer lactato facilita a absorção da insulina em casos de emergência.

Paciente com história dores lombar – Lombociatalgia

A dor lombar ou lombalgia refere-se ao sintoma no qual o paciente apresenta dor em região lombar, aguda ou crônica (mais de 3 meses) com a sua origem em alguma estrutura da coluna vertebral lombar.

A lombociatalgia é o sintoma clínico no qual o paciente apresenta dor lombar associada à irradiação para o (s) membro (s) inferior (es), no trajeto de uma raiz nervosa ou dermátomo, e está associado em geral a compressão de uma raiz nervosa. Deve ser diferenciada clinicamente da dor pseudo ciática na qual o paciente tem dor até a altura do joelho e esta não representa, em geral, compressão nervosa e sim, inflamação das articulações zigo-apofisárias da coluna.

O tratamento é realizado apenas pelo médico o qual é o profissional qualificado para receitar medicamentos, principalmente de emergências.

O MÉDICO ALERTA: NÃO TOME MEDICAMENTOS, CHÁS CASEIROS E OUTROS SEM RECEITUÁRIO MÉDICO, POIS PODEM SER PERIGOSOS PARA SUA SAÚDE, PRINCIPALMENTE ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, XAROPES, ANTIALÉRGICOS ANTIHIPERTENSIVOS, TRANQUILIZANTES, ESTIMULANTES, ANTIDEPRESSIVOS, MEDICAMENTOS INJETÁVEIS, ENTRE OUTROS. A AUTOMEDICAÇÃO EM ALGUNS CASOS PODE LEVAR A ÓBITO POR ANAFILOXIA E/OU OUTRAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS.

foto 2

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota comunica os associados que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) funciona 24 horas, 7 dias por semana com médico, equipe de enfermagem padrão, raios-x, laboratório de análises clínicas, carrinho de emergência, leitos de observação, Hospital Tiradentes, entre outros serviços para melhor atender o associado.

“O SPA conta ainda com ambulância, motorista socorrista 24 horas, técnico de enfermagem, médico de plantão e enfermeiro. Caso o médico decida transferir o paciente para hospital conveniado, de acordo com a gravidade do caso acompanhará o paciente a bordo na ambulância como prevenção para sua estabilização, até que outro profissional médico assuma o controle da situação de risco” concluiu Alan.

Fontes: Médico Ueslei Pinheiro/ CB PM Alan Mota/ Wikipédia/ http://www.drviniciusbenites.com.br/doenca-dor-lombar-ou-lombalgia-e-lombociatalgia.php

Texto: Jornalista Wilson Souza/ Sites da fonte
Fotos: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro

 

Esta notícia foi visualizada 50 vezes