Setembro amarelo – Astir é parceira na divulgação dessa campanha

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Imagem meramente ilustrativa – Google

É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizados caminhados, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a idéias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Faixa amarela

À semelhança de outras campanhas (Outubro rosa e Novembro azul) que utilizam faixas nas cores que as identificam, o símbolo do setembro amarelo é o laço amarelo.

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que a prevenção é sempre a melhor solução para qualquer tipo de patologia, até mesmo as emocionais. “As Astir dispõem de médicos e psicólogos especialistas para assistência aos pacientes em momentos que por acaso forem difíceis, serem consultados e medicados de acordo com o protocolo de cada patologia apresentada.

“O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) trabalha sob regime de plantão 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão e outros profissionais de saúde de sobreaviso, os quais poderão se fazer presente de acordo com indicação médica”, finalizou.

Texto: Jornalista Wilson Souza/ https://www.calendarr.com/brasil/setembro-amarelo/
Foto: Jornalista Wilson Souza
Imagem: Meramente ilustrativa – Google
Formatação e publicação: Stanley Monteiro

Esta notícia foi visualizada 41 vezes