Serviço de pronto atendimento (SPA) Astir atende 24 horas

 De acordo com a médica Rivani Silva, o serviço de pronto atendimento da Astir (SPA), funciona 24 horas, todos os dias ininterruptamente. Ela explica que o médico plantonista dispõe de exames de laboratório, serviços de raios-x, monitor cardíaco, desfibrilador, aparelho de eletrocardiograma, sala de curativos, 8 leitos de observação, Enfermeira, técnicas de enfermagem, técnico em radiologia, biomédica no laboratório, entre outros.

Unidade de pronto socorro – setor exclusivo de urgências e emergências

 

Leitos de observação

 

Carrinho de emergência – aparelhagem de alta tecnologia

 

Aparelho de raios-x (anexo ao SPA)

 

Sala de curativos

 

Ainda de acordo com a médica o SPA mantém uma sala exclusiva de curativos para melhor atender o paciente, com todos os medicamentos e recursos disponíveis.

A médica diz que nas 24 horas são acolhidos em média 50 pacientes, considerando os finais de semana, feriados e o consultório de pediatria, ou seja, nos dias de semana o pediatra do ambulatório consulta os pequenos pacientes de urgência no SPA, à noite, fins de semana e feriados, este profissional fica no SPA 24 horas.

Biomédica Taiana Carvalho na sala de coletas para exames de análises clínicas

A biomédica Taiana Carvalho diz que o laboratório de analises clínicas conta com equipamentos e aparelhos de ultima geração, servindo de aporte ao médico solicitante os resultados dos exames, mais rápido e também trabalha 24 horas.

Adaliete Araújo – Técnica em laboratório

A técnica em laboratório, Adaliete Araújo fala que as coletas de sangue e outros materiais para análise, obedecem a um rigoroso controle de qualidade e são usadas agulhas, seringas, placas de vidro, tubos entre outros, todos esterilizados e descartáveis.

Ambulância de suporte avançado e/ou básica

 

A Astir tem uma frota de ambulâncias na capital e interior de suporte avançado (com médico, técnico de enfermagem e motorista socorrista a bordo), como também básico (motorista socorrista e técnico de enfermagem). A unidade móvel será enviada de acordo com o histórico do paciente (grau da enfermidade), relatada a enfermeira ou médico, os quais avaliam a situação e enviam o socorro apropriado.

 

Texto: Wilson Souza

Fotos: Wilson Souza

Fonte: Dra. Rivani/Dra. Taiana/ Téc. Lab. Adaliete Araújo/Astir/SPA