ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia SAÚDE: Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019
Home / Notícias / SAÚDE: Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

SAÚDE: Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

Agentes de endemias devem vistoriar cerca de 7,5 mil imóveis em Porto Velho.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Vigilância Epidemiológica, iniciou, no último dia 4/2, o primeiro Levantamento Rápido de Índice por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O levantamento está previsto para ser finalizado nesta próxima sexta (15/2). Outros dois levantamentos estão previstos para este ano. Em 2018 foram notificados 395 casos de dengue, 114 de Chikungunya e 62 de Zika em Porto Velho, segundo dados do Sinan.

São trabalhados todos os bairros de Porto Velho, divididos por quadras a serem visitadas. Não é preciso trabalhar todas as quadras, até porque este levantamento é feito para medir a densidade de larvas do mosquito Aedes aegypti”, explica Aline Viante, subgerente do programa de controle da malária e dengue.

Ao todo, quatro equipes, formadas por 40 agentes de combate a endemias, estão distribuídas em campo, realizando a pesquisa larvária. Cerca de 7.500 imóveis serão vistoriados. Até o momento, a pesquisa já foi realizada nos bairros Mariana, Tancredo Neves, Cidade Jardim, Ulisses Guimarães, Socialista, São João Bosco, São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, Liberdade, Pedrinhas, Costa e Silva, Nacional, Agenor de Carvalho, Lagoa, Nova Porto Velho e São Sebastião.

De acordo com Aline, as chuvas têm atrapalhado o desenvolvimento das ações, mas os trabalhos não tem sido interrompidos. Os agentes estão trabalhando em horário especial durante o período do LIRAa e, quando chove pela parte da manhã, a pesquisa é realizada durante a tarde.

Na terça-feira (12/2), as equipes estão atuando nos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Mato Grosso, São Francisco, Arigolândia, Caiari e Centro.

Nos imóveis visitados diversos itens são verificados desde a tampa da garrafa pet, caixas d águas, pratos de plantas, calçadas, banheiros, bandeja da geladeira, etc.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Semusa, Régia Pacheco, lembra que o resultado do LIRAa é usado para traçar novas ações de controle da dengue e que é importante a população receber o agente e seguir as orientações.

Terminado o LIRAa, a Semusa tem duas ações programadas, que serão realizadas em mutirões, na Vila Princesa e outro na Agro Vila Rio Verde.

Fonte: http://rondoniaovivo.com/geral/noticia/2019/02/13/saude-semusa-realiza-1-levantamento-rapido-de-indice-por-aedes-aegypti-de-2019.html

Imagem: Site da fonte
Transcrição: Jornalista Wilson Souza