ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Psicologia – Psicóloga da Astir orienta sobre os benefícios da Psicologia
Home / Notícias / Psicologia – Psicóloga da Astir orienta sobre os benefícios da Psicologia

Psicologia – Psicóloga da Astir orienta sobre os benefícios da Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, diz psicóloga, Patrícia Honorato.

Psicologia é a ciência que busca entender o comportamento humano e o funcionamento mental. É o estudo do ser humano através de análise de suas emoções, idéias e sensações. Previne, diagnostica e trata do sofrimento emocional, doenças mentais e distúrbios de personalidade.

Observa e analisa as atitudes, sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos que não são adequados, afirma a psicóloga Patrícia Honorato.

Ainda de acordo com Patrícia, a saúde mental dos pacientes é essencial para o equilíbrio de bem-estar geral.

Sintomas como imagem negativa do próprio corpo, se sentido mal sem saber por que, alteração do humor (depressão e euforia numa linha sinuosa), dificuldades de relacionamento social, tristeza repentina, falta de motivação para o trabalho ou outras atividades, alteração do sono como insônia, acordando várias vezes durante o mesmo, entre outros.

Psiquismo

A palavra PSIQUISMO refere-se ao estudo dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos.
O vocábulo PSICO tem origem grega “psyché”, que significa alma, espírito, intelecto.
Aristóteles usou a palavra “psique” para indicar o princípio vital específico de cada reino, chamando de Phitos ao reino vegetal, Zoos ao reino animal e Antropos ao homem. Cada um tem suas propriedades específicas e inconfundíveis.

“É de extrema importância que os familiares, amigos ou colegas de trabalho ao perceberem alteração comportamental da pessoa, devem estimulá-lo a procurar o médico (clínico geral, ginecologista, psiquiatra, clínico de plantão no Serviço de Pronto Atendimento (S.P.A) que será encaminhado para o atendimento psicológico”, disse Patrícia.

A Astir tem a disposição dos associados, serviços de profissionais psicólogas especializadas (Psic. Patrícia Honorato e Psic. Erlani Siqueira) como atendimento individual adulto, adolescente, infantil, familiar, casal, entre outros.

Estes serviços especializados estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 12h30min e das 14 às 18 horas, sendo que nos finais de semana e feriados fica uma profissional de sobre aviso apenas para urgências e emergências e são acionadas pela enfermeira chefe do plantão.

O diretor executivo da Astir, CBPM Alan Mota, comenta que havendo necessidade dos associados ou dependentes se consultarem com as profissionais de psicologia, devem se consultar com médico clinico geral, psiquiatra e outros que farão o encaminhamento para a Psicologia. Após a consulta médica agende na recepção do ambulatório seu atendimento junto a essas profissionais, as quais estão habilitadas para atender qualquer associado, sendo criança, infantil e adulto.

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir

Alan informa os associados que especialistas em psicologia atendem manhã e tarde no ambulatório da capital. Marque sua consulta tendo em mãos o encaminhamento médico.

“Essa administração preocupada com a saúde mental mantém em seu quadro, psicólogas, médicos psiquiatras entre outros, para melhor servir os pacientes, sempre buscando progressos constantes para melhor atender os associados, esta tem sido nossa missão”, disse Alan.

Fontes: Psicóloga Patrícia Honorato/ Alan Mota/ Arquivo
Texto: Jornalista Wilson Souza
Legenda foto – CB PM Alan Mota – Foto Jornalista Wilson Souza
Imagem – Meramente ilustrativa (Google)
Formatação e publicação – Stanley Monteiro