Prevenção – 7 estratégias naturais para se proteger da Gripe

A gripe é uma doença comum, de fácil contágio, que produz sintomas como tosse, espirros e nariz escorrendo. Seu tratamento inclui repouso, alimentação saudável, rica em nutrientes, mas fáceis de engolir e digerir, mas em alguns casos o médico pode receitar o uso de medicamentos, especialmente se tiver febre envolvida e quando se trata de gripe suína ou gripe H1N1.

Assim, é melhor prevenir do que remediar e por isso indicamos aqui algumas estratégias simples que você pode adotar no dia-a-dia para evitar ser contaminado com o vírus da gripe:

1. Evitar as mudanças bruscas de temperatura

O corpo não reage bem às mudanças bruscas de temperatura e por isso o ideal é fazer com que isso aconteça menos vezes. Assim, se você está achando que está muito calor lá fora e deseja ligar o ar-condicionado dentro de casa ou no trabalho, não precisa deixar numa temperatura tão baixa que seja preciso colocar um casaco. Opte por uma temperatura que seja mais confortável e garanta que o filtro do ar-condicionado é limpo, pelo menos 1 vez ao ano porque é ali que os micro-organismos se multiplicam e facilmente se espalham por toda a sala.

2. Investir na vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado. Mas, além disso, também é importante ter uma alimentação saudável, consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais. Uma boa estratégia é comer 2 frutas por dia, todos os dias e sempre comer uma salada ou uma sopa antes do prato principal. NÃO tome medicamentos à base de vitamina C sem receituário médico.

3. Tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe muda todos os anos, e apesar de ser mais indicada para crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema cardíaco ou respiratório, qualquer pessoa pode tomar a vacina da gripe na farmácia, ficando mais protegido contra essa doença.

4. Evitar locais fechados

Apesar de ser especialmente indicado não permanecer no mesmo local fechado com uma pessoa que está com gripe ou resfriado, esse cuidado também vale para quem não tem ninguém por perto doente. Por isso em épocas de epidemia e quando o clima estiver mudando, evite ficar nesses locais. Se você trabalha num escritório todo fechado, experimente deixar um pouco a porta ou a janela aberta para promover a circulação do ar, porque assim os fungos, vírus e bactérias têm menos chance de se multiplicar.

5. Não deixar a roupa molhada secar no corpo

Se você acabou se molhando na chuva e ficou com a roupa toda molhada ou mesmo úmida, é preciso trocar de roupa, vestindo algo limpo, seco e quentinho. Caso contrário será uma porta aberta para a gripe se instalar. Você também pode tomar um chá morno para aquecer a garganta, evitando assim a tosse. Adicionar uma colher de mel no chá também poderá ajudar a aumentar a funcionalidade do chá, além de adicionar minerais importantes para se proteger.

6. Evitar o contato com pessoas gripadas

Se o seu familiar ou colega de trabalho ou da escola está com gripe ou resfriado e não pára de tossir e espirrar ao seu lado, uma boa estratégia é que ele use uma máscara respiratória que se compra na farmácia para evitar espalhar o vírus pelo ar contaminando a todos. Se ele não colaborar e não usar a máscara, coloque-a você porque assim o vírus não entra no seu sistema respiratório e você não fica doente.

7. Apostar na equinácea

O chá de equinácea favorece a formação de glóbulos brancos que são as nossas células de defesa. Você pode tomar esse chá diariamente ou se preferir, tome apenas nas mudanças de estação, no outono e principalmente no inverno amazônico (chuva e calor).

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota expõe que a gripe como outra patologia qualquer deve ter acompanhamento médico. A Astir disponibiliza profissionais médicos no ambulatório de segunda às sextas-feiras e em caso de urgência e emergência o associado será atendido no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), o qual está diariamente de plantão 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde de sobre aviso. “Evite tomar medicamentos sem receituário médico, pois podem ser prejudiciais à sua saúde de acordo com esses profissionais da medicina, finalizou.

Dr. Arthur Frazão

Fonte: https://www.tuasaude.com/como-evitar-a-gripe/
Adaptação, distribuição e edição de texto: Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro
Legenda foto: CB PM Alan Mota – diretor executivo da Astir (Foto Wilson Souza)
Imagens: Meramente ilustrativas (Google)

 

ATENÇÃO – As informações contidas nessa apresentação são de responsabilidade do site em fonte, a ASTIR se exime de qualquer informação contida no mesmo. (Nota da assessoria de imprensa)

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico, diagnóstico ou afirmação da Astir. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO ou SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)

Esta notícia foi visualizada 20 vezes