ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Pneumonia – Médica da Astir esclarece
Home / Notícias / Pneumonia – Médica da Astir esclarece

Pneumonia – Médica da Astir esclarece

A médica Daniele Bergamaschi esclarece que pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

Imagem meramente ilustrativa – Internet

Daniele fala que o diagnóstico da doença é realizado no consultório ou no pronto atendimento (emergência dependendo do estado do paciente), através de exame clínico, raios-x, exame de sangue hemograma completo e outros caso seja necessário.

Sintomas

– febre alta;
– tosse;
– dor no tórax;
– alterações da pressão arterial;
– confusão mental;
– mal-estar generalizado;
– falta de ar;
– secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
– toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
– prostração (fraqueza).

Fatores de risco

– fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
– ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
– resfriados mal cuidados;
– mudanças bruscas de temperatura.

Diagnóstico

Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.

Tratamento

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e outros medicamentos de suporte, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Recomendações
– não fume e não beba exageradamente;
– observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
– não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;
– procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

Finalizando Daniele fala que apenas o médico é o profissional capacitado para receitar medicamentos para qualquer patologia, principalmente para pneumonia, porque é uma infecção grave e necessita de antibióticos específicos, como também de receituário controlado, nas dosagens e horários das tomadas, obedecendo à receita médica.

Texto: Wilson Souza/ http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html
Fontes: Médica Daniele Bergamaschi/ http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html
Imagem – Meramente Ilustrativa – Internet

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte.