ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Pediatria/neonatalogia – Médico especialista da Astir fala sobre patologias e aleitamento materno
Home / Notícias / Pediatria/neonatalogia – Médico especialista da Astir fala sobre patologias e aleitamento materno

Pediatria/neonatalogia – Médico especialista da Astir fala sobre patologias e aleitamento materno

O médico, Sérgio Freitas especialista em pediatria e neonatalogia fala sobre patologias e a importância do aleitamento materno.

Médico Sérgio Freitas – Especialista em pediatria e neonatalogia

Patologias em bebês e crianças

Otite

As otites, além de causarem dor, febre e noites de choro podem acarretar em perda da audição. É preciso ficar atento.

Mamães de primeira viagem, certamente vocês ouvirão muito esse nome: otite. Apresentaremos essa tal de “dona” otite, cujo nome representa as infecções de ouvido, comuns em crianças desde os primeiros meses de vida. Estima-se que 20% das crianças de até quatro anos tenham pelo menos uma otite por ano.

As otites são as causas mais comuns de perda de audição em crianças, mas se diagnosticadas e tratadas corretamente, a audição geralmente volta aos limiares de normalidade. Sabe o que significa uma leve perda de audição de uma criança? Sérios prejuízos na aquisição de linguagem, desenvolvimento cognitivo e aprendizado, pois tudo está ligado um ao outro.

Aparece principalmente no verão, quando as crianças ficam muito tempo em piscinas ou mar. O excesso de umidade no local é perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, ainda mais se a água estiver contaminada. A natação também pode provocar otite externa.

Cuidado com os “intrusos” no ouvido – O uso de hastes de algodão, grampos ou objetos que as crianças colocam dentro do ouvido ferindo o conduto auditivo também pode causar inflamação. Lembre-se que cera não é sujeira: é proteção para o ouvido. Só um médico pode fazer a limpeza do ouvido. A limpeza em casa deve ser feita com um pano macio enrolado no dedo e passada na parte de fora da orelha.

O tratamento da otite externa inclui analgésicos para aliviar a dor, antibióticos e antifúngicos, como medicação tópica (gotas). O calor local ajuda a suavizar a dor e, caso ocorra secreção, a região deve ser limpa com orientação médica.

Conjuntivites

A conjuntivite é uma inflamação da membrana ocular, acompanhada de vermelhidão e secreção. A causa da conjuntivite pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica. A conjuntivite infecciosa é transmitida, mais freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser muito contagiosa.

O contágio se dá, nesse caso, pelo contato. Isso quer dizer que estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas eepidemia de conjuntivite, pode-se dizer que é do tipo infeccioso.

A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, por exemplo) e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagioso, apesar de que pode começar em um olho e depois se apresentar no outro. Pode ter períodos de melhoras e reincidências, sendo importante a descoberta da causa da conjuntivite alérgica.

A conjuntivite tóxica é causada por contato direto com algum agente tóxico, que pode ser algum colírio medicamentoso ou alguns produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais. Alguns outros irritantes capazes de causar conjuntivite tóxica são poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro e tintas para cabelo. A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa é necessária a suspensão do uso, sempre seguindo uma orientação médica.

Aleitamento materno

Quando se fala em amamentação, o foco é sempre a saúde do bebê, mas é preciso dizer que a mãe também recebe diversos benefícios.

O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita desarranjo intestinal e infecções respiratórias diminuem o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Quais os benefícios que a amamentação traz para o bebê? 

“Os benefícios da amamentação são muitos, tanto para a criança quanto para a mãe. E estamos descobrindo ganhos ainda mais duradouros que se refletem ao longo de toda a vida”, aponta Fernanda Monteiro, coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. “Por meio do leite, a mãe passa ao bebê vários anticorpos que são extremamente importantes para a saúde dele”, completa.

“Muitos estudos mostram que o bebê que é amamentado acaba apresentando maior escolaridade, o que impacta diretamente no desenvolvimento do país. O leite materno também garante à criança que ela cresça com menos riscos de hipertensão, diabetes e colesterol alto, por exemplo, trazendo uma evolução para a saúde pública como um todo”, disse.

“Quando se fala em aleitamento materno, o foco é sempre a saúde do bebê, mas é preciso dizer que a mãe também recebe diversos benefícios. O ato de amamentar a criança diminui o risco de câncer de mama na mulher e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente”, finalizou.

O diretor executivo da Astir, SGT PM Alan Mota informa os associados que o médico Sérgio Freitas atende de segunda às sextas-feiras a partir das 10h00min, por agendamento. Em caso de urgência e emergência levar o pequeno paciente para o Serviço de Pronto Atendimento que trabalha 24 horas, 7 dias por semana com médico, equipe de enfermagem padrão e outros profissionais de saúde de sobreaviso, concluiu.

Fontes: Sérgio Freitas/ SGT PM Alan Mota/ https://www.guiadobebe.com.br/otite/https://br.guiainfantil.com/visao-infantil/274-a-conjuntivite-em-criancas-e-bebes.html/https://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1094-a-importancia-do-leite-materno-nos-primeiros-seis-meses-da-crianca

Texto: Jornalista Wilson Souza/ https://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1094-a-importancia-do-leite-materno-nos-primeiros-seis-meses-da-crianca/ Sites da fonte
Foto: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro