ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia OURO PRETO: CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA A PROIBIÇÃO DAS QUEIMADAS URBANAS
Home / Notícias / Noticias PM/BM / OURO PRETO: CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA A PROIBIÇÃO DAS QUEIMADAS URBANAS

OURO PRETO: CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA A PROIBIÇÃO DAS QUEIMADAS URBANAS

{12704C56-9E70-46BB-91B8-D95D2E767D83}_fogo

O grande número de queimadas urbanas provocadas na cidade de Ouro Preto do Oeste neste período de estiagem vem colocando em risco a saúde de toda a população e provocando danos ao meio ambiente. Por este motivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, através do 2° Subgrupamento alerta do perigo que o fogo representa para a segurança de toda comunidade, além de ser considerado crime ambiental e inafiançável.

O comandante do Subgrupamento, 1° Tenente BM, Márcio Straus Nunes de França, explicou que neste período da falta de chuva vem tornando-se uma prática comum entre os munícipes queimarem folhas, galhos, capim, madeiras, entulhos e rejeitos de qualquer espécie após a limpeza de seus terrenos. No entanto, Strauss alertou que esta atitude é considerada crime ambiental uma vez que causa poluição a natureza, e frisou que provocar este tipo de incêndio também é delito inafiançável de acordo com o artigo 250 do Código Penal.

Strauss destacou que a população Ouro-pretense precisa se conscientizar, não apenas pelo fato das queimadas serem consideradas crime mas, o mais importante é que além de causar poluição, afeta diretamente a saúde de toda população, principalmente das crianças, idosos e gestantes.

Fiscalização

O Corpo de Bombeiros alerta a população para que nos casos de queimadas que não ofereçam risco a integridade física de pessoas ou que não possam provocar incêndios à residências, entrem em contato com o departamento de fiscalização da prefeitura municipal, através dos telefones: 9976-8479 ou 9976-8465.

Já nos casos que for constatado pelo Corpo de Bombeiros que o incêndio foi doloso ou seja, foi intencional, a pessoa que ateou fogo será notificada e em seguida será registrado na Delegacia de Polícia Civil, um Boletim de Ocorrência – BO, para que posteriormente sejam apurado os fatos.

Atendimento 193

O 1° tenente BM, salienta que devido ao grande número de atendimento de ocorrências de queimadas urbanas, em torno de 10 ao dia, será priorizado os chamados em que haja risco a vida e/ou ao patrimônio.

fogo2

Fonte: 2ºSGBM/2ºGBM/CBMRO – 2º Sub Grupamento de Bombeiros Militar(Ouro Preto)  www.cbm.ro.gov.br