ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Oficiais da PMRO capacitam Polícia Militar do Piauí ao uso da Plataforma Móbile
Home / Notícias / Oficiais da PMRO capacitam Polícia Militar do Piauí ao uso da Plataforma Móbile

Oficiais da PMRO capacitam Polícia Militar do Piauí ao uso da Plataforma Móbile

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu, esteve presente na noite de quinta-feira (11) numa ação coordenada pelo coronel Sousa Filho, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar daquele Estado, em dois pontos de bloqueios, com a participação de 80 policiais que estão sendo capacitados para o uso da nova plataforma digital da Polícia Militar do Piauí puderam utilizar tablets para registros de ocorrências no local do fato. A capacitação dos policiais daquele Estado está sendo desenvolvida em parceria com a Polícia Militar do Estado de Rondônia, com a participação  do capitão PM Marcelo Duarte e do capitão PM Douglas Marinck, gerente de Tecnologia da Sesdec.

“Nesse momento viemos conferir de perto o trabalho das primeiras ocorrências, onde estamos colocando para o policial mais uma ferramenta que irá dar celeridade nas informações. É só ponta pé para o Sistema de Gestão de Risco, ocasião em que iremos construir um banco de dados integrado com vários órgãos que disponibilizará todos os dados na palma da mão do policial”, explicou Abreu.

Durante a ação, foram registrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por direção sem habilitação ou permissão, causando perigo de dano. Ainda na noite, equipes do BOPE – Batalhão de Operações Especiais recuperaram na Vila Santa Bárbara, uma motocicleta modelo Biz, vermelha, de posse de um homem, que durante a abordagem portava uma arma artesanal e um cartucho 38. O suspeito, que fazia uso da tornozeleira eletrônica, responderá pelo crime de roubo e foi conduzido para Central de Flagrantes.

“Desde o início da semana iniciamos o treinamento pelo COPOM, agora estamos treinando os multiplicadores para ficarem aptos durante o atendimento de uma ocorrência, onde policiais poderão fazer no próprio local um TCO, dando uma maior agilidade aos procedimentos. Na próxima semana mais duas turmas serão capacitadas”, explica o coronel Sousa Filho acrescentando que neste treinamento da primeira turma conta com a parceria da Polícia Militar de Rondônia.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, lançou o projeto PMPI Móbile, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O novo software será utilizado inicialmente na Capital, com 138 tablets e impressoras embarcados nas viaturas das equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar e, posteriormente, será expandido para outros municípios.

Neste momento é realizada a capacitação de multiplicadores. “A capacitação começa hoje e vai até sábado, vamos treinar mais de 100 policiais para serem multiplicadores do manuseio do novo sistema que será utilizado para modernizar os despachos de viaturas. O sistema funciona online, off-line e possui ferramenta de localização por meio de georreferenciamento que irá facilitar o trabalho do PM que está na rua”, explicou o comandante do Policiamento Especializado da PM-PI, coronel Sousa Filho.

Homenagem

Na ocasião, o secretário Fábio Abreu foi homenageado pelo capitão Marcelo Duarte, representante da PM de Rondônia, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para a Segurança Pública e a modernização da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

Publicado por Paulo Ricardo Leal – fonte: Secretaria de Segurança Pública do Piauí

Fonte: http://www.pm.ro.gov.br/index.php/institucional/noticias/7432-oficial-da-pmro-capacita-policia-militar-do-piaui-ao-uso-da-plataforma-mobile.html

Transcrição: Jornalista Wilson Souza