ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Odontopediatria – Cirurgiã-dentista da Astir recomenda
Home / Notícias / Destaque do dia / Odontopediatria – Cirurgiã-dentista da Astir recomenda

Odontopediatria – Cirurgiã-dentista da Astir recomenda

A cirurgiã-dentista especialista em pediatria da Astir, Claudia Roberta, recomenda os cuidados com os “dentes de leite”, escovação e o uso correto do fio dental nas crianças diariamente, os pais devem ter cautela com a dentição das crianças, seja de que idade for até mesmo os bebês que ainda não tem dentes, mas a saúde bucal e gengival tem que receber a devida higienização, para tanto o profissional dentista está apto a ensinar os pais como fazer, disse.

Cirurgiã-dentista odontopediatra Claudia Roberta

Dentes de leite

É importante que os pais saibam que os dentes começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento da criança. Por volta dos 6 anos, é importante a mãe ficar atenta ao aparecimento do primeiro molar permanente que nasce atrás dos molares decíduos, sem que nenhum dente de leite caia. Esse dente é muito suscetível ao desenvolvimento de cárie. Essa troca de dentes de leite por dentes permanentes vai ocorrer até por volta dos 11 anos. Nessa fase em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes é chamada de dentição mista. Os dentes de leite são os primeiros dentes a erupcionarem (aparecer na boca). São dentes diferentes dos permanentes no que diz respeito à mineralização, cor, tamanho, tempo de permanência na boca, etc.

Apesar destes dentes serem temporários, eles são muito importantes e devem ser tratados com os mesmos cuidados dos permanentes. Esta importância dos dentes decíduos (dentes de leite) se deve a diversos fatores, tais quais:

Estimulam o crescimento do osso que dá suporte aos dentes (osso alveolar); por serem os dentes com os quais as crianças mastigam se os mesmos se perdem muito cedo, a criança pode vir a ter problemas de digestão; contribuem para a estética da criança, embora não pareça importante, manter os dentes bonitos tem um grande valor psicológico para as crianças; auxiliam na articulação das palavras; servem de guia e mantêm o espaço apropriado para os dentes permanentes, sendo que se um dente de leite é perdido muito antes da época certa, o espaço se fecha e o permanente pode ficar retido e não erupcionar.

O não cuidado dos dentes decíduos pode causar problemas sérios de desenvolvimento da criança não só na boca, mas em todo organismo.

A criança que perde os dentes de leite antes do tempo pode ter problemas de crescimento e desenvolvimento, problemas no aprendizado da fala, problemas na sociabilização, dor, dificuldade de dormir e de concentração, além dos problemas localizados na cavidade bucal. Portanto, deve-se cuidar dos dentes desde cedo para termos uma boca saudável e dentes bonitos e fortes.

No caso de crianças, os pais devem ajudar na escovação e prevenção de doenças tais, como a cárie, que resultam em perda do elemento dental.

Escovação correta

Primeiramente, a higiene bucal dos bebês deve começar pela gengiva, onde a limpeza deve ser feita com uma gaze ou uma fralda umedecida, sempre com água filtrada. A partir dos 6 meses, quando ocorre o surgimento dos primeiros dentinhos, os pais devem iniciar a escovação com uma pequena quantidade de creme dental com flúor, três vezes ao dia.

A dentista completa: “Essa limpeza deve ser feita com escovas de cerdas macias e com a cabeça pequena”, comenta. Além disso, é fundamental que os pais escovem os dentes dos pequenos após todas as refeições,  e o uso do fio dental também já pode ser introduzido na higiene bucal do bebê,  de preferência na escovação que for feita antes dele dormir.

CUIDADOS QUE SE DEVEM TER COM ESSE TIPO DENTIÇÃO

Os cuidados em relação à escovação são imprescindíveis. “Os pais devem ter atenção com a higienização após as mamadas e refeições. É interessante evitar lanchinhos fora de hora e atenção para não ingerir grandes quantidades de creme dental com flúor.

Acompanhamento com o odontopediatra desde o aparecimento do primeiro dentinho também é importante”, comenta. Por outro lado, a falta desses cuidados acarreta em diversas conseqüências para essa criança. “Ele poderá ter cáries e outros problemas bucais, podendo apresentar dor, infecções nos dentes, e necessitar de tratamentos mais invasivos”, aconselha a odontopediatra Sorrielen.

Uso do fio dental

 Utilize uma pequena quantidade de creme dental fluoretado (próximo do tamanho de um grão de arroz). Assim que houver dois dentes um ao lado do outro, passe fio dental entre eles uma vez ao dia. Você pode utilizar fios dentais comuns ou suportes plásticos especiais para fio dental.

Em algum momento, seu filho desejará escovar seus dentes por conta própria. Deixe-o tentar. Mas, depois, você deve escovar os dentes de seu filho uma segunda vez. A maioria das crianças não consegue escovar bem seus próprios dentes antes de completar oito anos de idade.

A odondopediatra aconselha: Não faça uso da automedicação, ou seja, não dê qualquer tipo de medicamento ao seu filho sem receituário médico ou do cirurgião-dentista, pois pode causar sérios danos à saúde das crianças, muitas vezes irreversíveis, pontuou.

O SGT PM RR Debrando, gestor do complexo odontológico da Astir diz que os profissionais dentistas atendem de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde; Em caso de urgência e emergência o paciente deverá ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento, onde receberá o socorro médico e a enfermeira chefe irá contatar o cirurgião-dentista de sobre aviso, disse Debrando.

Fontes: Cirurgiã-dentista pediatra Claudia Roberta/ SGT PM RR Debrando/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/odontologia/dentes-de-leite-apesar-de-temporarios-sao-muito-importantes/5633./ https://www.sorrisologia.com.br/noticia/dente-de-leite-precisa-ser-escovado-tiramos-as-principais-duvidas-sobre-a-denticao-dos-pequenos_a7084/1/ https://www.minhavida.com.br/saude/materias/33769-saude-bucal-das-criancas

Foto: Jornalista Wilson Souza