ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia ODONTOLOGIA ASTIR – Endodontia – Cirurgiã-dentista da Astir especialista explica
Home / Notícias / ODONTOLOGIA ASTIR – Endodontia – Cirurgiã-dentista da Astir especialista explica

ODONTOLOGIA ASTIR – Endodontia – Cirurgiã-dentista da Astir especialista explica

A cirurgiã-dentista da Astir, Gleyna Salles, especialista em endodontia explica seu campo de atuação no complexo odontológico na sede Porto Velho.

Gleyna Salles – Cirurgiã-dentista

Ela esclarece que endodontia é:

Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente, é a parte de interesse dessa área da odontologia.

A maioria dos problemas de canal acontece quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e infecção. O canal também pode precisar de tratamento quando há algum trauma dental ou fratura.

Então, o que é um tratamento de canal?

Imagem meramente ilustrativa

Tratar um canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, esvaziando esse espaço. Lógico que esse espaço dentro do dente fica infectado também, então a endodontia alarga os canais com as limas, retirando a dentina infectada e lava tudo quimicamente. Posteriormente, o canal é fechado com materiais que conservem aquele lugar livre de bactérias e o dente possa continuar na boca. Um trabalho quase que artesanal.

Aparelhos de última geração – Rotatório dents plus x smart e localizador apícal

 

Aparelhos:

Rotatório dents plus X-smart – X-Smart Plus garante simplicidade de uso ao profissional; é compacto; leve; possui tela de LCD ampla e colorida; design ergonômico; acionamento manual na peça de mão (não possui pedal); excelente visibilidade de acesso, devido ao tamanho reduzido de seu contra ângulo e possibilidade de giro do mesmo em 360º. Apresenta 5 programas pré-definidos e 8 programas livres. 

Localizador apical – O localizador de ápice com o método de quociente patenteado sempre fornece resultados de medição precisos, independentemente da solução de irrigação ou sangue no canal radicular. Se você quiser, o DentaPort Root ZX pode ser mais do que apenas um localizador de ápice de alta precisão, o DentaPort Root ZX pode ser mais do que apenas um localizador de ápice de alta precisão: Em combinação com o módulo de preparação do canal de ração TriAuto OTR, o produto também pode ser usado para a preparação de canais radiculares.

Tratamento de Canal tem a fama de ser dolorido, porém, o dente dói se não for tratado. A pulpite, inflamação da polpa mais comum tratada por esta especialidade, é muito dolorida mesmo e essa dor só chega se o paciente deixar aquele dente cariado sem tratamento. O tratamento em si é realizado com anestesia e a dor pode ser controlada com remédios.

Atualmente, a Endodontia entrou em uma nova era com uso de instrumentos rotatórios e do microscópio clínico, o que aumenta o índice de sucesso dos casos. Se há estrutura dental remanescente suficiente, sempre é melhor optar pelo tratamento do canal, biologicamente e financeiramente.

O SGT PM RR Debrando, gestor do complexo odontológico da Astir diz que os profissionais dentistas atendem de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde; Em caso de urgência e emergência o paciente deverá ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento, onde receberá o socorro médico e a enfermeira chefe irá contatar o cirurgião-dentista de sobre aviso, disse Debrando.  

Fontes: Cirurgiã-dentista Gleyna Salles/ SGT PM RR Debrando/ http://dicasodonto.com.br/2011/05/05/o-que-e-endodontia/
Texto: Jornalista Wilson Souza/ http://dicasodonto.com.br/2011/05/05/o-que-e-endodontia/
Aparelhos: Descrição técnica dos fabricantes

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico e nesse caso o profissional qualificado é o cirurgião-dentista, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado no texto.