ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia ODONTOLOGIA ASTIR – Cirugiã-dentista da Astir clinica geral fala de suas áreas de atuação
Home / Notícias / ODONTOLOGIA ASTIR – Cirugiã-dentista da Astir clinica geral fala de suas áreas de atuação

ODONTOLOGIA ASTIR – Cirugiã-dentista da Astir clinica geral fala de suas áreas de atuação

A cirurgiã-dentista da Astir, Vanessa Mello, clinica geral fala da sua área de atuação.

Vanessa Mello – Cirugiã-dentista clinica geral

De acordo com a profissional dentista, o clinico geral realiza os seguintes tratamentos:

Restaurações – A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que podem ser ouro, porcelana, resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Aplicação de Flúor – Processo recomendado para crianças. A aplicação de flúor é uma técnica simples com a aplicação da substância com um pincel próprio e não há risco nenhum de a criança engoli-la. Com a erupção do primeiro dente, já se deve iniciar esse cuidado, pois o flúor ajuda no amadurecimento dental. A aplicação de flúor deve ser repetida a cada seis meses, até os 3 anos de idade.

Endodontia – Especialidade odontológica popularmente conhecida como Tratamento de Canal, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clinicoterápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros. O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Bruxismo – É um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

Cirurgia Oral Menor – Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Tratam desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Selante – Aplicação é feita para agir como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies ficarem cariadas. Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam – onde as cerdas das escovas não conseguem limpar

Dessa forma, o selante protege o dente e diminui o risco de cárie. Recomendados para todas as crianças, e também jovens e adultos que apresentem riscos de cáries. O procedimento leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado.

Estética – A estética dental está entre os tratamentos mais feitos para melhorar a aparência, um sorriso saudável e perfeito é o ponto inicial para se melhorar a auto-estima de uma pessoa que busca melhorar sua aparência, com o grande avanço tecnológico no ramo da estética em geral existem vários tratamentos para se ter aquele sorriso perfeito que tantos desejam.

Periodontia – É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é doença periodontal? É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Como é o tratamento? É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A doença periodontal pode deixar como seqüelas alterações estético como deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

O SGT PM RR Debrando, gestor do complexo odontológico da Astir diz que os profissionais dentistas atendem de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde; Em caso de urgência e emergência o paciente deverá ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento, onde receberá o socorro médico e a enfermeira chefe irá contatar o cirurgião-dentista de sobre aviso, disse Debrando.

Fontes: Vanessa Mello/ SGT PM RR Debrando/ https://www.odontocompany.com/tratamentos/clinico-geral./ https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/estetica-dental/47610/  https://www.odontocompany.com/tratamentos/periodontia

Texto: Sites da fonte/ Jornalista Wilson Souza