De acordo com o Tenente Coronel BM Leal, o grupo de operações aéreas do corpo de bombeiros militar desde sua criação, através da lei 2.699 de 8 de março de 2.012, sancionada pelo Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura,completou 1.300 horas de vôo e conta com 3 aeronaves, sendo 2 bimotores e 1 monomotor, com capacidade para 6 pessoas, incluindo a tripulação.
Leal afirma que o GOA mantém 6 pilotos em operação no Estado atendendo as emergências médicas e outras, como também leva pacientes para tratamento fora de domicílio (TFD) como São Paulo, Rio de Janeiro, Barretos, Goiânia, Fortaleza, entre outras cidades.

Ele explica que foram realizados mais de 1.200 vôos todos com sucesso, devido à perícia dos pilotos e que quando estão em terra no QCG BM recebem treinamento e capacitação continuados e as aeronaves são revisadas por equipe de especialistas.
Ainda de acordo com TC BM Leal, o Corpo de Bombeiros Militar está de plantão 24 horas para atender o cidadão e além do socorro aéreo, dispõem de ambulâncias, carros de combate a incêndio, busca e salvamento na água, entre outros.
Os Bombeiros Militares estão à disposição de todas as associações, como a Astir, Secretarias, os Rondonienses e todos os vôos são realizados de acordo com as condições meteorológicas e informações concretas das pistas de pouso, diz Leal.
Leal completa dizendo que o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, CEL BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, tem se empenhado ao máximo para conseguir o apoio de todos, licitar a compra de novos veículos e equipamentos com verba disponível, como também, provendo sempre adestramento e capacitação de todos os Bombeiros Militares. “Nosso Comandante se dedica ao extremo para manter todos os grupamentos e sub grupamentos sempre alertas, com a finalidade de bem servir nossos cidadãos.

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota, fala do incansável trabalho desses verdadeiros anjos protetores, que não medem esforços para salvar vidas. “Todas as vezes que a Astir precisou do apoio do Corpo de Bombeiros Militar, foi atendida, parabenizo toda a instituição e ressalto a importância desses abnegados homens e mulheres que dedicam seu trabalho salvar vidas, com amor no coração”, concluiu Alan.
Texto: Wilson Souza
Fotos: Wilson Souza
Fonte: Tenente Coronel BM Leal/ CB PM Alan Mota