ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Fisioterapia – Profissional fisioterapeuta fala das suas especialidades e tratamentos realizados na Astir
Home / Notícias / Fisioterapia – Profissional fisioterapeuta fala das suas especialidades e tratamentos realizados na Astir

Fisioterapia – Profissional fisioterapeuta fala das suas especialidades e tratamentos realizados na Astir

A fisioterapeuta, Juliana Correia, especialista em hidroterapia, neuropediatria, terapia intensiva, RPG e ortopedia atende na Astir as segundas e sextas-feiras pela manhã.

De acordo com a profissional de saúde o atendimento no centro de fisioterapia requer encaminhamento médico.

Hidroterapia – Fisioterapia aquática e consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água (normalmente uma piscina aberta e de água aquecida, com o objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes lesionado, a Astir não tem oferta nessa área.

Terapia intensiva – É uma especialidade da fisioterapia cujo objetivo é assistência ao paciente criticamente enfermo em unidades de terapia intensiva (UTI).

Neuropediatria – É o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade.

RPG – Reeducação Postural Global ou R.P.G. (ou sua marca registrada RPG) é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em uma técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corporal, através do estiramento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas, ganho de mobilidade, e assim; o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Ortopédica – A fisioterapia em ortotraumatologia estuda e atua em diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas atua tanto na prevenção como no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, disfunções osteomioarticulares e tendíneas, resultantes de traumatismos ou de doenças osteomiodegenerativa e suas conseqüências imediatas e ou tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, além de doenças de origem reumatológica.

Sua atuação incide em alívio de dores, melhora ou restabelecimento de função, aumento da circulação, correção de deformidades, fortalecimento muscular, atuarem ativamente na prevenção de novas alterações.

Finalizando a especialista fala que na Astir desenvolve profissão nas áreas de neuropediatria, RPG e ortopédicas.

Texto: Jornalista Wilson Souza/ Wikipédia
Fontes: Juliana Correia/ Wikipédia
Imagem: Meramente ilustrativa (Google)
Foto: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Website