Dor nas articulações – Cuidados diários evitam o desconforto

Controle do peso e prática de exercícios ajuda a prevenir doenças no futuro.

Quem nunca sofreu com dores nas costas, nos joelhos ou nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. “Quando não é tratada, essa dor e inflamação nas articulações podem evoluir para doenças graves, como a osteoartrite”, afirma a reumatologista Maria Angela do Amaral Gurgel, do Hospital Sírio Libanês.

Diferente do que se pode imaginar, não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta – as dores nas articulações podem atingir qualquer faixa etária. “Se as articulações começarem a doer sem motivo aparente, tente aplicar calor ou gelo para aliviar a dor”, explica o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. “Se a dor não diminuir, considere agendar uma consulta com seu médico para determinar se existem problemas mais sérios.” Confira os cuidados para acabar com as dores nas articulações e ainda prevenir que esse desgaste evolua para uma doença no futuro:

Controle o peso

“Estar acima do peso pode aumentar a pressão sobre as articulações”, afirma o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. O aumento de peso também pode alterar a maneira de andar da pessoa, intensificando as dores. “Além disso, a obesidade normalmente está associada a hábitos sedentários e músculos menos tonificados – fatores que pioram a sobrecarga nas articulações”, alerta Maria Ângela do Amaral Gurgel. Uma alimentação saudável e exercício físico regular são essenciais para manter as articulações saudáveis.

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que o ambulatório da sede disponibiliza médicos especialistas em ortopedia e traumatologia, como também, moderno centro de fisioterapia. As consultas são agendadas, em caso de dúvidas ligue 3223 3686 ou 9 9285-6131 (celular funcional operadora Claro). “O associado em situação de urgência e emergência deve procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que mantêm médico, equipe de enfermagem e outros de plantão 24 horas por dia e 7 dias por semana”, finalizou.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14163-dor-nas-articulacoes-cuidados-diarios-evitam-o-desconforto

Texto: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14163-dor-nas-articulacoes-cuidados-diarios-evitam-o-desconforto/ Wilson Souza (fala do diretor)

Adaptação, distribuição e edição de texto: Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro
Legenda foto: CB PM Alan Mota – diretor executivo da Astir – (Foto Wilson Souza)
Imagens: Meramente ilustrativas (Google)

 

ATENÇÃO – As informações contidas nessa apresentação são de responsabilidade do site em fonte, a ASTIR se exime de qualquer informação contida no mesmo. (Nota da assessoria de imprensa)

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico, diagnóstico ou afirmação da Astir. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO ou SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)

 

 

 

Esta notícia foi visualizada 15 vezes