Doenças Causadas por Vermes – Verminoses precauções, sintomas, diagnóstico e tratamento médico

Conheça melhor essas doenças que podem afetar principalmente o sistema digestivo e causar granes problemas para saúde humana.

Também conhecidas como Verminose, as doenças causadas por vermes se resumem a infecções intestinais causadas por parasitas que habitam tanto o organismo humano quanto o organismo animal. Tais doenças também podem se alojar no fígado, pulmão ou cérebro. A doença é bastante comum é acomete principalmente crianças. O problema que se apresenta como uma doença simples, se evoluído, pode levar o paciente ao óbito.

A principal forma de contaminação pelas doenças causadas por vermes ocorre pela ingestão desses parasitas através de água e alimento contaminados ou que não receberam tratamento adequado por falta de saneamento básico. A contaminação por parasitas também pode ocorrer através de feridas ou pequenos machucados na pele e também pela picada de mosquitos transmissores dos parasitas.

Os tipos mais comuns de doenças causadas por parasitas são a ascaridíase, a teníase, a oxiuríase, a ancilostomíase, a tricuríase e a esquistossomose.

Sintomas

Os sintomas das doenças causadas por vermes, ou Verminoses, são bastante variados e dependem bastante de cada caso e da parte do corpo humano em que o verme se aloja. Os sinais mais comuns das doenças causadas por esse tipo de parasita são fortes cólicas abdominais, inapetência ou muita vontade de comer, indisposição, fraqueza, fadiga, náusea, enjôo, vômito, diarréia, perda brusca de peso, anemia, febre e uma série de problemas respiratórios.

As Verminoses também possuem a característica de causar a desidratação, em decorrência dos vômitos e diarréias, que em alguns casos ocorrem regularmente. Algumas doenças causadas por vermes podem apresentar ao paciente a obstrução do intestino.

Diagnóstico

Na maior parte dos casos os vermes que parasitam o organismo devem ser detectados a partir de exames que analisam a coleta de fezes do paciente. Em casos mais graves pode ser necessária ainda a feitura de exames de análise sanguínea para identificar o local onde está e o tipo de verme que está alojado no corpo humano. A análise dos sintomas também pode ser um indicador de quadros de doenças causadas por vermes. O diagnóstico e tratamento devem ser realizados apenas pelo médico.

Prevenção

A prevenção é muito simples nos casos de doenças causadas por vermes. Medidas como lavar bem as mãos antes das refeições e após utilizar  banheiro, beber apenas água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de prepará-los, armazenar alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes, em locais limpos e refrigerados, não andar descalço, comer apenas carnes bem passadas e realizar exames para detecção de vermes regularmente podem evitar a contaminação com essas doenças. Tomar remédios vermífugos regularmente também elimina os riscos de contaminação.

O saneamento básico também é fundamental para evitar a contaminação por doenças causadas por vermes e locais onde se utiliza a fossa química devem ser esterilizados regularmente.

Tratamento

O tratamento para as doenças causadas por vermes é feito com a ingestão de medicamentos vermífugos e fármacos antiparasitários, receitados pelo médico. Existem no mercado vermífugos que combatem vários, ou quase todos, tipos de vermes. O tratamento bem feito, seguido à risca, elimina o parasita e evita maiores complicações no organismo do paciente.

Fonte: http://www.saudicas.com.br/doencas-causadas-por-vermes/

Texto: Adaptação, distribuição e edição: Wilson Souza//: http://www.saudicas.com.br/doencas-causadas-por-vermes/

Imagens: Não será apresentado imagens, devido ser de interesse apenas do médico.

Alerta: Todo e qualquer medicamento, sobras de medicamentos e remédios caseiros, o paciente NÃO deve tomar, pois pode ser prejudicial a sua saúde. NÃO tome qualquer tipo de medicamento sem receituário médico, pode ser perigoso para sua saúde, de acordo com os médicos. SOMENTE o profissional médico poderá receitar os medicamentos corretos para sua patologia.

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o médico que é o profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)

Esta notícia foi visualizada 56 vezes