ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia DICA DE SAÚDE – Uso de antibióticos – orientações
Home / Notícias / Dicas de Saúde / DICA DE SAÚDE – Uso de antibióticos – orientações

DICA DE SAÚDE – Uso de antibióticos – orientações

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.

Imagem meramente ilustrativa – Google

O uso indiscriminado ocorre quando os antibióticos são usados para tratar infecções que não são causadas por bactérias, como resfriados, por exemplo; quando tomados em doses incorretas e quando o tempo de tratamento é inadequado.

ANTIBIÓTICOS SÃO MEDICAMENTOS CONTROLADOS E SÓ PODEM SER ADQUIRIDOS COM RECEITUÁRIO MÉDICO. NÃO ARRISQUE SUA SAÚDE, ESSA CLASSE DE MEDICAMENTO REQUER CAUTELA, POIS PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Como o uso incorreto torna as bactérias resistentes?

Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram. Se o paciente suspende o uso neste momento, as bactérias mais fortes que continuam vivas começam a se multiplicar novamente e os sintomas vão reaparecer. Como as novas bactérias são descendentes daquelas mais resistentes, é bem provável que o mesmo medicamento não cure mais esta infecção.

Como evitar a resistência aos antibióticos?

– nunca use antibióticos sem a indicação do médico ou dentista;
– use a dose que foi prescrita e nos horários corretos (usar doses maiores não acelera a cura);
– nunca pare o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado;
– não use antibióticos fora do prazo de validade (podem não fazer efeito e causar resistência bacteriana);
– evite guardar sobras de antibióticos em casa, pois a quantidade geralmente não é suficiente para um novo tratamento.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde, MÉDICO OU ODONTÓLOGO.

– alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio. O profissional de saúde orientará sobre a melhor maneira de usá-los para que a cura ocorra com o mínimo de efeitos colaterais;
– certas pessoas têm alergia a alguns tipos de antibióticos, por isso, lembre-se sempre de contar ao profissional de saúde sobre as alergias que já teve;
– a maioria dos casos de dor de garganta, gripe e diarréia não necessita de tratamento com antibióticos, pois geralmente são causados por vírus.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2128-uso-correto-de-antibioticos

Transcrição: Jornalista Wilson Souza

 Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o médico que é o profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas.