ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Dica de saúde – Tomate
Home / Notícias / Dicas de Saúde / Dica de saúde – Tomate

Dica de saúde – Tomate

img1

O tomate é um fruto de formato arredondado e de cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

Os Tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. Embora os tomates estejam sendo vinculados a vários tipos de prevenção do câncer, eles também tem efeitos sobre o câncer de próstata. O fito-nutriente alfa-tomatina tem sido comprovado que alterar o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata.

Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de câncer de próstata em 40%. Devido um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do câncer no pâncreas. Além disso,

Tomate também tem sido associado com a prevenção do câncer de pulmão em vários estudos.

img2

Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos são: Vitamina Cvitamina A e beta-caroteno. Eles também contêm boas quantidades de Manganês e vitamina E. No entanto, ele é rico em licopeno, um composto antioxidante que torna uma estrela real no grupo dos antioxidantes. O licopeno está associado à redução do risco de doença cardíaca, o nível de colesterol possui propriedades antiinflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

licopenoVitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrados no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhora os perfis sanguíneos de gordura.

 

Fonte: www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-tomate-para-saude/
Resumo, pesquisa, montagem e redimensionamento de fotos: Wilson Souza
Fotos: Meramente ilustrativas


Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado antes de qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte.