DICA DE SAÚDE – Sem orientação médica, suplementos vitamínicos podem prejudicar a saúde

Apesar de parecerem inofensivos nas prateleiras das farmácias ou de produtos naturais, os suplementos vitamínicos podem causar danos ao organismo se forem tomados sem a orientação de um especialista. Entre os efeitos colaterais, os mais comuns são a diarréia e problemas nos rins e no fígado, explica o endocrinologista Tércio Rocha, membro da Academia Brasileira Anti-Envelhecimento. Quem toma suplementos com orientação médica também deve ficar atento, já que a hora de tomar a vitamina faz toda a diferença na absorção do nutriente.

Imagem meramente ilustrativa (Google)

As vitaminas A, D, E e K , por exemplo, precisam ser ingeridas após as refeições, já que a presença do alimento ajuda na absorção do suplemento. Por outro lado, a vitamina C deve ser consumida em jejum, pois acaba sendo diluída pelos alimentos ou líquidos presentes no trato digestivo.

Sem dúvida, é sempre melhor comer frutas e verduras do que tomar um suplemento. Primeiro pelo preço, e depois porque a mastigação e a produção de saliva são atos que induzem a liberação de enzimas responsáveis pela absorção dos nutrientes específicos como o ferro e a vitamina B12 – Explica Rocha.

Os principais perigos da ingestão de vitaminas sem a orientação de um profissional são a hipo ou a hipervitaminose, que pode causar uma série de complicações como a intoxicação. Na maioria das vezes, quem toma vitaminas em cápsulas joga dinheiro fora porque nem sempre as substâncias são absorvidas corretamente pelo organismo.

– No caso dos comprimidos, a absorção depende da atividade digestiva do indivíduo. Outro fator de influência é a idade. Idosos costumam absorver menos que jovens – afirma o endocrinologista.

A vitamina C é mais bem absorvida pela manhã, antes da primeira refeição do dia. Ela não deve ser consumida após refeições gordurosas e, ingerida antes ou em conjunto com alimentos ricos em ferro, potencializam a ação do nutriente. Outros alimentos acabam bloqueando a absorção de nutrientes, caso dos refrigerantes e do café.

– Alguns alimentos são varredores químicos. Um copo de refrigerante tipo cola, por exemplo, é um grande varredor de vitaminas. A absorção da vitamina C, se for ingerida um pouco antes ou junto com um copo de refrigerante, será mínima.

Confira as dicas para melhorar a absorção de nutrientes:

– Nenhuma cápsula substitui a ingestão diária de cinco porções de frutas e verduras. Na dúvida, consuma sempre o alimento ‘in natura’.

– As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis e são absorvidas em um percentual maior quando ingeridas junto com alimentos com um pouco de gordura.

– Bebidas como chá, café e refrigerantes devem ser evitados por quem faz reposição de vitaminas. Eles são varredores de cálcio e magnésio, e atrapalham a absorção e a transformação de vitaminas como a C e as do complexo B. Os refrigerantes também são detergentes e danificam o jejuno e o íleo, locais onde é absorvida grande parte das vitaminas.

– A melhor hora para ingerir a vitamina C é ao acordar, ou antes, de dormir, de estômago vazio ou duas horas após a última refeição.

– A vitamina E é um potente anti-radical livre e sua recomendação costuma ser de 400 IU, dia sim dia não, para adultos saudáveis. Porém, não pode ser ingerida sem recomendação, já que pode causar cálculos renais e hepáticos.

O vice-diretor executivo da Astir, Subtenente Mauro Seibert confirma que diariamente o ambulatório da Astir conta com médicos, psicólogas, cirurgiões-dentistas, fonoaudióloga, médico visitador (Hospital Tiradentes), nutricionistas, farmacêutica generalista e outros profissionais de saúde como enfermeiros padrão, técnicos de enfermagem, técnicos em higiene bucal, especialidades médicas, técnicos em radiologia, entre outros. “De acordo com os médicos e o Ministério da Saúde evite a automedicação, consultar o médico é sempre o melhor remédio”, disse Seibert.

Fontes: ST PM Mauro Seibert/  https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sem-orientacao-medica-suplementos-vitaminicos-podem-prejudicar-saude-342436.html

Texto: Jornalista Wilson Souza/ https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sem-orientacao-medica-suplementos-vitaminicos-podem-prejudicar-saude-342436.html

Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Website

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