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DICA DE SAÚDE – Saúde à mesa! Veja os benefícios do bacalhau

Um dos peixes mais usados em receitas de festas e dias especiais, o bacalhau também pode (e deve) fazer parte do cardápio cotidiano. Extremamente versátil e saboroso, o peixe reserva um arsenal de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Conheça os principais e os melhores modos de preparo da iguaria!

Ingrediente típico para receitas de festas e celebrações, como o Natal, o bacalhau é uma iguaria que tem muita história para contar. Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, desde então, tem presença garantida nas nossas mesas em seus mais diversos pratos e composições. Riquíssima fonte de nutrientes, o peixe, também deve ser consumido no dia a dia e fazer parte de dietas, por ser leve e muito pouco calórico.

Extremamente versátil, o bacalhau pode ser preparado de diversas formas. Seu sabor é marcante e oferece muitas possibilidades de acompanhamentos: vai bem até só com azeite, pimenta do reino, sal e outras especiarias, contudo, a nutricionista Liliam Francisco orienta equilíbrio no tempero: “Na hora de usar o bacalhau em alguma receita é necessário dessalgar, ou seja, deixar de molho na água na geladeira, e ir trocando essa água até retirar o excesso de sal”.

Benefícios do bacalhau para a saúde

Os benefícios do bacalhau são muitos, mas o que mais se destaca é trazido pelo ácido graxo Ômega-3: “Ele ajuda a formar HDL – bom colesterol – e prevenir doenças cardiovasculares”, afirma Liliam. Os outros componentes benéficos para saúde são tantos que fizemos uma lista com a ajuda da especialista. Veja abaixo:

Proteínas: Importante para composição da pele, unhas e cabelos.

 Selênio: O mineral é essencial para o funcionamento da tireoide e tem função antioxidante.

Triptofano: Ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do prazer”, e está associado ao tratamento e prevenção da depressão e ansiedade.

Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B agem no sistema neurológico.

Fósforo: Auxilia na regeneração dos tecidos.

Magnésio: Tem a função na formação dos ossos e dentes.

Potássio: Importante na regulação da nossa pressão arterial.

Vitamina D: Esse nutriente traz benefícios para artrite, lesões solares de pele, cardiovasculares e ajuda a reduzir níveis de triglicerídeos.

Melhores formas de preparo do bacalhau

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/saude-a-mesa-veja-os-beneficios-do-bacalhau-e-suas-melhores-formas-de-preparo_a2440/1

Transcrição: Jornalista Wilson Souza

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)