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DICA DE SAÚDE – Saiba quais são os benefícios dos peixes de água doce

Imagem Google

Incluir peixes como a proteína principal de uma refeição é uma das orientações quase sempre dadas por profissionais de nutrição. A diversidade brasileira nos dá inúmeras opções, de águas doces e salgadas. Apesar de apresentarem características físicas diferentes, os peixes apresentam benefícios em comum.

— A carne deles é composta, em 20%, por proteína de ótima qualidade, aquela formada por aminoácidos não essenciais, que não produzidos em nosso organismo. Também possuem boa gordura, do tipo ômega 3, que tem poder anti-inflamatório e auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminui os triglicerídeos e colesterol e até mesmo a obesidade — afirma a nutricionista Camila Monteiro.

Se os benefícios, no fim das contas, são quase os mesmos, a escolha de qual peixe comer pode ser baseada no gosto mais saboroso para cada um.

— O peixe de rio é mais gorduroso e tem um sabor mais de “terra”. Já o do mar é mais salgado, porém a carne é mais leve — compara Stephani Kopiack Renz, nutricionista da Zaltana Pescados.

Para aproveitar os nutrientes ao máximo

Para não perder seus nutrientes na hora do preparo, a recomendação é consumi-los grelhados, assados, ensopados ou crus, evitando a versão frita. Os temperos podem potencializar seus bons efeitos.

— O básico seria temperar com sal grosso e limão, mas quem gosta, pode colocar alho, vinagre, coentro, curry, cúrcuma, pimenta-do-reino e pimenta-dedo-de-moça. Assim aumentamos o poder nutritivo do peixe, com alimentos antioxidantes e antiinflamatórios.

De acordo com Stephani, o ideal seria consumir peixe duas vezes na semana. É preciso ter atenção na hora de comprar o alimento, escolhendo os mais frescos, que conservam melhor seu gosto e nutrientes. As escamas devem ser brilhantes e estar presas ao corpo. A carne precisa estar firme ao ser pressionado. A coloração das guelras deve ser rosada ou vermelha brilhante. E os olhos têm que ter aspecto brilhante, pupilas pretas e córneas transparentes.

ÁGUA DOCE

Tambaqui

Ideal para quem quer emagrecer, por ter grande quantidade de proteínas. A espécie possui gordura natural responsável pela formação hormonal. O consumo do tambaqui ainda resulta na melhoria do transporte de nutrientes para dentro da célula

Pintado

Tem boas quantidades de cálcio, zinco, fósforo e potássio. Oferece também gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para coração e colesterol

Pirarucu

É fonte de ômega 3 e 6, antioxidante natural, que protege as veias do envelhecimento precoce, além de reduzir as células cancerígenas. Reduz o colesterol ruim e aumenta o bom

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saiba-quais-sao-os-beneficios-dos-peixes-de-agua-doce-salgada-22407083.html

Transcrição: Jornalista Wilson Souza

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o médico que é o profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)