ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia DICA DE SAÚDE – Queimaduras de sol: Conheça algumas maneiras de aliviar
Home / Notícias / Dicas de Saúde / DICA DE SAÚDE – Queimaduras de sol: Conheça algumas maneiras de aliviar

DICA DE SAÚDE – Queimaduras de sol: Conheça algumas maneiras de aliviar

Se mesmo sabendo da importância do filtro solar você não conseguiu evitar as queimaduras de sol, siga estas dicas para acalmar e cuidar da pele.

Foto meramente ilustrativa – Internet

Normalmente procuramos proteger a pele contra o sol quando chega o verão, mas, muitas vezes, damos pouca importância para este cuidado durante o frio do inverno – pensando (errado!) que o sol desta estação é menos nocivo para a saúde da pele.

Normalmente procuramos proteger a pele contra o sol quando chega o verão, mas, muitas vezes, damos pouca importância para este cuidado durante o frio do inverno – pensando (errado!) que o sol desta estação é menos nocivo para a saúde da pele.

Para queimaduras em área sensíveis, como a pele do rosto e das coxas são indicadas as compressas com chá gelado (o de camomila, por exemplo).

1. Compressas de água fria

Banhos frias e compressas de água gelada trazem bastante alívio para a pele queimada de sol, diminuindo o inchaço e a dor. Você também pode adicionar flocos de aveia, pois o grão possui propriedades calmantes capazes de diminuir o desconforto sem ressecar a pele.

Para queimaduras em área sensíveis, como a pele do rosto e das coxas, são indicadas as compressas com chá gelado (o de camomila, por exemplo).

  1. Hidratação

Os banhos e as compressas aliviam a ardência da pele, mas podem roubar a hidratação. Por isso, previna o ressecamento da pele machucada aplicando um hidratante logo depois do banho e várias vezes ao dia. Procure cremes hidratantes à base de plantas medicinais, como Aloe Vera, ou aqueles que contenham colágenos e lipossomas (capazes de hidratar profundamente a pele e auxiliar na sua restauração).

Uma dica: deixe o hidrante da geladeira minutos antes de fazer a aplicação. Assim, além de hidratar ele vai aliviar a ardência.

3. Evite sabão

O sabão e o sabonete podem irritar a pele queimada, favorecendo o ressecamento e, conseqüentemente, aumentando os danos provocados pelo sol. Por isso, o mais indicado é que o banho seja somente com água, sem esfregar a pele.

4. Abuse dos líquidos

Hidrate a pele de dentro para fora também, consumindo muita água. Outros líquidos também são bem vindos, como água de coco e sucos de fruta. No caso dos sucos, dê preferência àqueles feitos com frutas ricas em antioxidantes, como abacaxi, melancia e melão.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/5-maneiras-de-aliviar-as-queimaduras-de-sol/

Texto: transcrição, adaptação, distribuição e edição: Jornalista Wilson Souza/ https://www.dicasdemulher.com.br/5-maneiras-de-aliviar-as-queimaduras-de-sol/

Alerta: Todo e qualquer medicamento, sobras de medicamentos e remédios caseiros, o paciente NÃO deve tomar, pois pode ser prejudicial a sua saúde. NÃO tome qualquer tipo de medicamento sem receituário médico, pode ser perigoso para sua saúde, de acordo com os médicos.

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)