DICA DE SAÚDE – Os 10 Benefícios da Pupunha Para Saúde

Os Benefícios da Pupunha Para Saúde são diversos. Pois, ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do nosso corpo. Além disso, A Pupunha é conhecida pelos nomes comuns de Pupunhapupunheira e pupunha-verde-amarela é uma planta da família Arecaceae. Pode crescer até 20 m e é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.

Foto meramente ilustrativa (Internet)

Os frutos são freqüentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestível. Contudo, também podem ser matéria-prima para a fabricação de compotas e geléias. Além disso, Existe uma grande variedade de aves que se alimentam da pupunheira silvestre, principalmente as araras, os papagaios e os periquitos, os quais, ocasionalmente, podem ser espécies endêmicas com risco de extinção.

Valor Nutricional da Pupunha: A Pupunha é uma excelente fonte de fibra alimentar, proteína e alguns minerais, tais como FerroZincoCobreManganêsMagnésioCálcio, fósforo e Potássio. Vale ressaltar que estes nutrientes também estão presentes na fruta da pupunheira.

Benefício da Pupunha na Prevenção de Doenças Degenerativas: As cores vivas deste fruto não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenóides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.

Os carotenóides também são essenciais para a síntese da Vitamina A, por isso são também chamados de pró-Vitamina A. Além disso, Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-Vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira.

Benefício da Pupunha Para Pele: Para quem deseja combater o envelhecimento precoce, um dos principais benefícios do fruto é sua grande quantidade de antioxidantes. Além de deixar a pele mais firme, essas substâncias previnem doenças degenerativas pela rica concentração de carotenóides na sua composição.

A coloração do fruto, que vai do amarelo ao vermelho, indica a presença desses ingredientes antienvelhecimento, que também proporcionam a síntese da Vitamina A. Além disso, a visão é beneficiada por essa substância, bem como o sistema imunológico e os ossos, que são fortalecidos.

Foto meramente ilustrativa (Internet)

Foto meramente ilustrativa (Internet)
Benefício da Pupunha Para Digestão: O palmito da Pupunha, assim como os vegetais em geral, deve fazer parte da nossa alimentação por ser um alimento pobre em gorduras e rico em fibras.

Pupunha é rica em Vitamina A: Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-Vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira.

Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-pupunha-para-saude/
Fotos: Meramente ilustrativas (Internet)
Pesquisa, resumo, distribuição de texto e redimensionamento de fotos: Wilson Souza

“Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte”. 

Esta notícia foi visualizada 47 vezes