DICA DE SAÚDE – O travesseiro na saúde

Acompanhante do sono em quase todos os dias ter um bom travesseiro é tão importante quanto dormir oito horas diárias.

Imagem meramente ilustrativa – Site da fonte

Cansado (a), após um dia de intenso trabalho, o que qualquer um (a) deseja após um banho é uma boa noite de sono, sem barulho, com a luz apagada, em um ambiente confortável e relaxante. Dessa forma, começamos o dia de bom humor e com as energias repostas.

Mas o que é uma boa noite de sono? É dormir oito horas diárias, sem interrupção e de maneira despreocupada? Sim, todas essas características são importantes embora não se pode esquecer a qualidade do travesseiro utilizado. O travesseiro é um fator que pode interferir na qualidade do sono, isso se for escolhido e usado adequadamente.

Importância de um bom travesseiro para a saúde

travesseiro, dependendo da forma como é utilizado, é fundamental para manter a coluna saudável por alinhar a coluna cervical com o tronco, permitindo a circulação sanguínea e os estímulos elétricos do cérebro ao corpo. Um travesseiro correto deve ser utilizado para evitar dores na coluna e costas, aumentando a qualidade do sono e, conseqüentemente, a qualidade de vida.

Como escolher um bom travesseiro?

A pessoa que dorme em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, deve escolher travesseiros baixos e que preencham o espaço entre a cervical e a nuca, além de minimizar a flexão do pescoço. Para as pessoas que dormem de lado, decúbito lateral, o melhor é um travesseiro que se encaixe entre a distância do ombro e pescoço, ou seja, um pouco mais alto e formando um ângulo de 90º entre cabeça e pescoço. A posição de barriga para baixo não é recomendada.

Tipos de travesseiro no mercado

No mercado existem diversos tipos de travesseiro. O ortopédico, utilizado principalmente pelas pessoas com problemas de coluna, de espuma, de plumas, de penas, de algodão, de poliéster, de látex, dentre outros. O importante é escolher o correto de acordo com o gosto, mas primeiramente de acordo com os benefícios, lembrando que aqueles que rapidamente se deformam podem causar prejuízos sérios à saúde.

Observações sobre a higiene do travesseiro

É importante saber também que não se deve lavar o travesseiro ou expô-lo ao sol, a lavagem elimina parte dos organismos que vivem nesse ambiente num equilíbrio biológico, assim, os que ficam se multiplicam de maneira descontrolada; já a exposição ao sol faz com que a parte interna do objeto se aqueça, porém, permanecendo úmido, fato que potencializa a multiplicação de bactérias. A melhor solução é trocá-lo de tempos em tempos.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/o-travesseiro-na-saude.htm

Texto: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/o-travesseiro-na-saude.htm
Transcrição: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro
Publicado por: Jornalista Wilson Souza DRT/RO 1705 MTPS

Esta notícia foi visualizada 43 vezes