DICA DE SAÚDE – Micro-ondas: Mitos e Verdades

O forno de micro-ondas é um aparelho eletrodoméstico muito conhecido por facilitar o preparo dos alimentos. Seu funcionamento é baseado na emissão de ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, de 2 a 4 cm da superfície, agitando as moléculas de água, fazendo-as atritar umas com as outras. A energia que faz com que os alimentos sejam aquecidos é proveniente do atrito entre as partículas de água, que quando transferidas de molécula por molécula aquecem os alimentos num processo denominado de condução.

→ Mas será que esse aparelho faz mal à saúde? Quais são as verdades e os mitos sobre a sua utilização? 

Muitos já ouviram falar ou até receberam mensagens de e-mail falando dos perigos que o uso do forno micro-ondas pode causar à saúde. Já falaram que as ondas eletromagnéticas podem desmagnetizar os tecidos cerebrais do ser humano reduzindo a sua capacidade de pensar. Em outros casos foi dito que os alimentos preparados por esse aparelho não seriam metabolizados pelo organismo e que os nutrientes não metabolizados transformariam em radicais livres, os quais aumentariam o risco de câncer. Com tanta informação sobre o uso do forno micro-ondas, muitas pessoas ficam com medo do seu uso, deixando-o de lado.

O aparelho de micro-ondas é relativamente novo no Brasil, no entanto, ele surgiu por volta dos anos de 1946 nos Estados Unidos. As pesquisas sobre os efeitos das ondas eletromagnéticas, vindas dos aparelhos de micro-ondas, sobre os alimentos e seres humanos são poucas, de forma que não se sabe com certeza se esse aparelho é nocivo ou não à saúde. Alguns pesquisadores afirmam que não se tem provas se o equipamento é inofensivo, outros dizem que nunca foi constatado que as micro-ondas podem causar danos ao ser humano.

Outro boato que circula pela internet diz que os alimentos preparados em micro-ondas têm parte de suas vitaminas roubadas. Alguns profissionais da área da nutrição intrigados com esses rumores revisaram pesquisas já realizadas e constaram que legumes e verduras que são preparados em forno de micro-ondas têm perda de nutrientes, mesmo que em mínima quantidade. Para se ter claramente as respostas sobre o uso desse aparelho eletrodoméstico são necessárias mais e mais pesquisas, de modo que os resultados possam vir a sanar todas as dúvidas ao seu respeito. Enquanto isso não acontece, o que fazer: usar ou não usar? Fica a dúvida.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/microondas-mitos-verdades.htm
Foto: Meramente ilustrativa (Google)
Pesquisa, distribuição, adaptação e republicação de texto da fonte: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Website

Esta notícia foi visualizada 114 vezes
Tags: ,