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DICA DE SAÚDE – Fígado bovino e coração de galinha

Qual dos dois é mais nutritivo?

Antes de torcer o nariz para os miúdos (como fígado e o coração são conhecidos), saiba que eles esbanjam certos nutrientes: além de proteínas, zinco e vitamina A, B6 e B12, a dupla carrega um tantão de ferro. É por causa desse mineral, inclusive, que muita gente comeu fígado na infância – época em que a anemia é mais incidente. Mas esses atrativos não justificam um consumo desenfreado dos dois alimentos. “Eles apresentam alto teor de gorduras pouco saudáveis. E, em excesso, isso eleva o risco de problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas”, avisa a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, em São Paulo.

Segundo a expert, o ideal é colocar os miúdos no prato uma vez por semana. E só. Tão importante quanto à moderação é a forma de preparo. “O melhor é grelhar ou assar”, diz. Mas não até o ponto de surgir àquela crosta escura – um sinal da formação de substâncias perigosas para a saúde. Abaixo, você conhece a composição dos alimentos grelhados.

ENERGIA

Coração      207 cal
Fígado        225 cal

PROTEÍNA
Fígado        29,9 g*
Coração      22,4 g

GORDURA
Fígado            9 g
Coração      12,1 g

ORDURA SATURADA
Coração       3,5 g
Fígado         4,7 g

FERRO
Coração       6,5 mg
Fígado         5,8 mg

ZINCO
Fígado          4 mg*
Coração     3,4 mg

(os valores se referem a 100 gramas dos alimentos)

PLACAR SAÚDE 

Coração 3 x 3 Fígado (Empate)

Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/figado-bovino-e-coracao-de-galinha/
Transcrição: Jornalista Wilson Souza

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o médico que é o profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)