DICA DE SAÚDE – Como pegar sol sem riscos para Saúde

Para conseguir ficar com a pele bronzeada sem correr o risco de queimaduras de sol e até mesmo câncer de pele, recomenda-se passar um filtro solar em todo o corpo, inclusive nas orelhas, mãos e pés, 30 minutos antes de ficar exposto ao sol.

É possível ficar bronzeada mesmo utilizando o protetor solar e desta forma a cor se mantém por mais tempo, evitando que a descamação que normalmente ocorre quando a pele foi agredida pelos raios ultravioleta. .

Melhor horário para pegar sol

O horário mais seguro para pegar sol é:

  • Pela manhã, até as 10 horas, e
  • No final da tarde, após as 16 horas.

Nos horários mais quentes do dia (entre as 9 e às 16 horas), há uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele e, portanto, não é recomendado se expor ao sol neste horário.

Veja uma ótima opção de suco: Suco de cenoura para bronzear a pele.

Algumas dicas para se proteger do sol entre as 10 e 16 horas são:

  1. Não ficar no sol, ficando debaixo do guarda sol, mas ele não impede a passagem dos raios UV, que também são refletidos pela areia ou água. O ideal é fugir do sol, ficando num quiosque ou num restaurante, por exemplo;
  2. Usar chapéu e óculos escuros para proteger os olhos e o rosto dos raios solares;
  3. Alimentação– Beber bastantes líquidos, como água, água de coco ou sucos de frutas, evitando as bebidas alcoólicas, e ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.

​​Ao seguir estes cuidados pode ser possível conseguir se bronzear sem colocar a saúde em risco. Mas é importante lembrar que as crianças nunca devem ficar expostas ao sol para se bronzear e sempre que elas estiverem brincando no sol, os responsáveis devem passar o filtro solar e seguir todos os cuidados para protegê-la.

Cuidados pós-sol

Ao final do dia é importante tomar um bom banho utilizando água fria e uma pequena quantidade de sabonete líquido para peles secas. A seguir, o uso de uma loção pós-sol e de um hidratante que ajudam a acalmar a pele, hidratar e evitar a descamação, mantendo o bronzeado por mais tempo.

Para garantir um bronzeado bonito e duradouro, recomenda-se o uso de um protetor solar fator 30 durante o horário recomendado e uma alimentação rica em alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, por exemplo.

Além disso, para garantir uma maior proteção da pele pode também usar o Protetor Solar para Beber, um suco vitamínico que protege a pele dos danos causados pela radiação solar. Saiba tudo sobre este produto em Como funciona o Protetor Solar para Beber.

Presidente do CONSAD – SGT PM RR Fábio Macedo

O Presidente do Conselho Administrativo da Astir, SGT PM RR Fábio Macedo recomenda os associados que na dúvida consulte o profissional médico. “O ambulatório da Astir disponibiliza médicos de segunda às sextas-feiras, clínico geral (de segunda às sextas-feiras), e o especialista em dermatologia as segundas e quartas-feiras às 07h00min e nas quintas-feiras a partir das 12 horas.

“De acordo com o Ministério da Saúde e os profissionais médicos, ter o cuidado ao adquirir cremes e protetores solar, pois podem colocar em risco a saúde de sua pele”, disse Fábio.

Fontes: SGT PM RR Fábio Macedo/ https://www.tuasaude.com/como-pegar-sol-sem-iscos/
Texto: Jornalista Wilson Souza/ https://www.tuasaude.com/como-pegar-sol-sem-riscos/
Foto: Jornalista Wilson Souza
Imagem: Site da Fonte
Formatação e publicação: Stanley Monteiro – Website

Esta notícia foi visualizada 155 vezes
Tags: , ,