ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia DICA DE SAÚDE – Como limpar próteses dentaria
Home / Notícias / Dicas de Saúde / DICA DE SAÚDE – Como limpar próteses dentaria

DICA DE SAÚDE – Como limpar próteses dentaria

Muitas pessoas usam prótese dentária, mas nem todas higienizam corretamente. Veja como manter a sua bem-conservada.

Depois de algum tempo usando prótese dentária, a famosa dentadura, acostuma. Principalmente quando faz uso uma boa fita adesiva é possível falar, sorrir, comer e fizer tudo com segurança e tranqüilidade. Mas além de ser firme, a prótese também precisa ser bem-cuidada para proporcionar um sorriso branco e bonito, manter a saúde bucal em dia e ter durabilidade. Você sabe como cuidar e limpar a dentadura corretamente?

Selecionamos algumas dicas para higienizar e tirar as manchas da prótese, mas ressaltamos que alguns dos ingredientes sugeridos são ótimos na limpeza, entretanto são abrasivos e não pode ficar muito tempo em contato com o material da prótese para não desgastá-lo. Converse com seu dentista para saber quais as melhores opções para você.

1. Escovar com creme dental

Antes da escovação, deixe a dentadura de molho em água fria. Depois, passe um pouco de creme dental em uma escova de cerdas macias e escove a dentadura delicadamente. Enxágüe com bastante água e pronto. Evite usar o creme dental todos os dias, pois ele é abrasivo e pode desgastar a prótese. Use apenas quando precisar remover manchas.

2. De molho do bicarbonato de sódio

O bicarbonato é uma solução para tirar manchas da dentadura e também para desinfetá-la, mas não deve ser usado sempre para não desgastar o acrílico ou outro material do qual a sua dentadura seja feita. Faça o procedimento no máximo 3 vezes na semana.

Coloque 10 gramas de bicarbonato em um copo com água fria, mergulhe a dentadura previamente limpa e deixe agir por meia hora. Depois enxágüe bem, seque com cuidado e pode voltar a usar.

3. Escovar com limão

Outro ingrediente que ajuda a remover as manchas e a desinfetar a dentadura é o suco de limão. Esprema em um potinho, molhe a escova no suco e escove a dentadura com cuidado.

Depois de bem escovada, enxágüe em água morna para remover o limão por completo, pois ele é ácido e pode desgastar o material da prótese.

4. Escovar com vinagre branco

Da mesma forma que é feito com o limão, pode-se fazer com o vinagre, pois ele concede os mesmos efeitos. Ao final da escovação, enxágüe muito bem para remover qualquer vestígio e cheiro de vinagre. Sua dentadura ficará limpinha e livre das manchas amareladas.

5. Limpeza com pastilha para prótese

Se quiser evitar as soluções caseiras, faça uso das pastilhas efervescentes próprias para a limpeza de prótese. Como elas precisam ficar agindo durante 6 a 8 horas é ideal fazer essa higienização durante a noite, enquanto você dorme. Pela manhã, enxágüe bem sua prótese, seque e use normalmente.

Cuidados no dia a dia

Assim como dentes naturais, as dentaduras também precisam de limpeza após cada refeição. Não necessariamente precisa escovar, mas lavar com água corrente é importante.

Guarde a dentadura da forma correta quando não estiver de molho. Mantenha sempre bem seca para evitar o surgimento de fungos e bactérias e mantenha em uma caixa acrílica ou pote de vidro bem limpo.

Quando higienizar a dentadura, lave também as gengivas e a língua, evitando o acúmulo de bactérias e o mau hálito.

Para um cuidado ainda maior, utilize uma escova própria para dentaduras, bem como outros produtos específicos para a limpeza de próteses mais sensíveis.

Fonte: https://www.dicasonline.com/como-limpar-dentadura/

Transcrição: Jornalista Wilson Souza

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o médico que é o profissional de saúde qualificado e especializado, antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. (Nota da assessoria de imprensa)