DICA DE SAÚDE – 7 tipos de castanhas que trazem benefícios para a saúde

Nozes, avelãs, castanhas e amendoim são considerados alimentos funcionais e devem fazer parte de uma dieta saudável.

Imagem meramente ilustrativa – Site da fonte

As castanhas estão cada vez mais em voga como alimentos imprescindíveis para o cardápio de quem deseja manter a saúde em dia.  Então, já está mais do que na hora de conhecer as propriedades e os nutrientes destas poderosas fontes de energia.

Para começar, as castanhas têm sido consideradas como alimento funcional. Ou seja, trata-se de um tipo de comida cuja função não é somente nutrir o organismo, mas promover e potencializar as funcionalidades orgânicas.

“Estudos comprovam a ação das castanhas na prevenção de várias doenças, inclusive o Alzheimer”, informa  a nutricionista Marcia Del Grand.

Castanha do Pará: a estrela entre as castanhas

Rica em gorduras, proteínas, carboidratos e minerais, principalmente o selênio, a castanha do Pará destaca-se entre as castanhas, em função de seu alto valor funcional.

“Apenas uma unidade de castanha do Pará ao dia, já tem a concentração de selênio que o organismo adulto necessita para manter a saúde”, confirma Márcia.

presença de selênio na alimentação é essencial para a formação de enzimas que são poderosas em neutralizar os radicais livres, moléculas que, em excesso, causam diversos tipos de doenças, inclusive a morte de neurônios e envelhecimento precoce.

As castanhas e as calorias

Apesar de serem importantes para a saúde, as castanhas são altamente energéticas e calóricas. “Abusar das quantidades, acarreta problemas de saúde, como mau hálito, unhas fracas e quebradiças, alterações na pele e queda de cabelo”, alerta a nutricionista.

Para se ter uma idéia, 100g de castanha do Pará têm cerca de 670 calorias. Uma unidade, que é a quantidade ideal diária, tem 27 calorias.

Portanto, as recomendações diárias devem ser estabelecidas por profissional, principalmente para quem segue dieta de emagrecimento.

7 castanhas e seus benefícios

Veja a seguir as principais castanhas e os benefícios à saúde relacionados a elas, de acordo com a nutricionista Márcia Del Grand.

  • Castanha de caju. É a campeã em gorduras monoinsaturadas. Tem mais fósforo, nutriente importante para diminuir o risco de osteoporose. Também é rica em potássio, que auxilia nos tratamentos da hipertensão. Consumo ideal diário:  10 unidades, sem sal.
  • Castanha do Pará.Tem nutrientes importantes para prevenir a cegueira, infecções respiratórias, cansaço e anemia. Também atua no fortalecimento da musculatura e da articulação. Consumo ideal diário:  4 unidades.
  • Amêndoa.O fruto da amendoeira ajuda a controlar os picos de glicose e contribui para o emagrecimento. As fibras, as gorduras monoinsaturadas e a vitamina E têm ação antioxidante. Consumo ideal diário: 10 unidades.
  • Depois da amêndoa, é a oleaginosa com mais gordura saturada. Tem cálcio e vitamina B6, nutrientes excelentes para os ossos e para a formação da serotonina, dando sensação de bem estar. Consumo ideal diário: 10 unidades.
  • Avelãs. São antioxidantes e antiinflamatórias. Tem ácido fólico, substância capaz de neutralizar problemas cardíacos. Consumo ideal diário: 10 unidades.
  • Aliado da boa forma pela presença de fibras e gorduras boas, reduz a possibilidade de doenças cardíacas. Convém evitar as versões salgadas e altamente calóricas, cheias de sódio. Consumo ideal diário:  10 unidades.
  • Com alto teor de magnésio, combate a fadiga e ajuda a proteger os ossos. Consumo ideal diário: 4 unidades.

Fonte: http://arevistadamulher.com.br/dieta-e-nutricao/content/2447420-7-tipos-de-castanhas-que-trazem-beneficios-para-a-saude

Transcrição: Jornalista Wilson Souza

Não considere quaisquer informações apresentadas nesta apresentação como aconselhamento médico ou diagnóstico. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde qualificado antes de seguir qualquer TIPO DE ACONSELHAMENTO OU SE AUTOMEDICAR baseado nessas dicas. A Astir, não se responsabiliza pelo conteúdo do texto da fonte. 

 

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