ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Dentística – Cirugiã-dentista da Astir comenta
Home / Notícias / Destaque do dia / Dentística – Cirugiã-dentista da Astir comenta

Dentística – Cirugiã-dentista da Astir comenta

A cirurgiã-dentista, Juliana Miranda comenta sobre os atendimentos que realiza nas áreas de dentística e atualizações na pediatria.

Cirugiã-dentista Juliana Miranda

Cirugiã-dentista Juliana Miranda

Ela explica que Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas, aplicação de flúor e restaurações estéticas.

O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

Já as atualizações em odontopediatria incluem basicamente diversos temas baseados em evidências científicas para aprimorar o atendimento do paciente infantil, como segue:

– Conduta clínica e psicológica no atendimento de bebês e crianças.
– Primeira consulta: exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento.
– Radiologia e interpretação de imagens.
– Diagnóstico e tratamento das alterações dentárias.
– Cárie dentária: Atualidades na realização do diagnóstico e decisão de tratamento.
– Erosão dentária: prevenção, diagnóstico e tratamento.
– Higiene e hábitos deletérios.
– Atualidades no uso do flúor.
– Dentística minimamente invasiva e materiais dentários.
– Protocolo clínico de terapia pulpar em Odontopediatria.
– Traumatismo dentário em crianças.
– Anestesia e técnicas cirúrgicas em tecidos moles.
– Odontopediatria hospitalar e terapêutica medicamentosa.
– Pacientes especiais.
– Orientação e tratamento da gestante.
– HMI: hipomineralização de molar-incisivo.
– Maloclusões na dentição decídua.

O SGT PM RR Debrando, gestor do complexo odontológico da Astir diz que garante a qualidade no atendimento odontológico da Astir Porto Velho e nos Pólos, com profissionais dentistas altamente gabaritados, como também, com técnicas de higiene bucal, treinadas e capacitadas e ainda matérias, instrumentais, medicamentos (anestesias e outros) adquiridos de fornecedores comprometidos com as propriedades exigidas pelo protocolo padrão da Astir, confirmou Debrando.

“Os profissionais dentistas atendem de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde; Em caso de urgência e emergência o paciente deverá ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento, onde receberá o socorro médico e a enfermeira chefe irá contatar o cirurgião-dentista de sobre aviso”, disse Debrando.

O diretor executivo da Astir, SGT PM Alan Mota fala que o complexo odontológico da Astir está equipado com o que há de mais moderno em equipamentos e aparelhos, assim como, medicamentos, anestésicos e outros de uso restrito do profissional dentista, concluiu.

Fontes: Cirurgiã-dentista Juliana Miranda/ SGT PM RR Debrando

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/odontologia/o-que-e-dentistica/2641/ http://fapes.net/odontologia/cursos/atualizacao-em-odontopediatria/
Texto: Jornalista Wilson Souza e fontes
Foto: Jornalista Wilson Souza