Datas comemorativas outubro 2.018, Astir divulga

Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro é celebrado no Brasil e em diversos países de influência católica, o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

A história conta que devido a visita de Dom Pedro de Almeida à Guaratinguetá, interior de São Paulo, os moradores da cidade decidiram fazer uma comemoração. Apesar de não ser época de pesca, alguns pescadores foi até o Rio Parnaíba pegar peixes para a festa.

Eles rezaram para a Virgem Maria e para Deus, pedindo sucesso naquela pescaria. Quando jogaram a rede perceberam que havia um objeto semelhante a escultura de um corpo, mas sem a cabeça. Quando jogaram novamente a rede ao rio, apanharam a cabeça da imagem. Depois disso pegaram tantos peixes que precisaram voltar ao porto, devido ao peso da embarcação.

Depois disso a imagem passou a ser adorada por fiéis da região, sendo visitada até mesmo pela princesa Isabel. A princesa presenteou a imagem com um manto bordado em ouro e pedrarias, e uma coroa de ouro cravejada de rubis e diamantes, devido a promessa cumprida pela santa.

A imagem passou a ser tão visitada que foi necessária a construção de uma basílica, em Aparecida, cidade que leva o nome da santa. Hoje a cidade é visitada diariamente por milhares de fiéis, movimentando a economia da cidade e da região.

Foi no dia 12 de outubro de 1980 que o Papa João Paulo II consagrou a basílica, tornando o dia oficial de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A catedral tem espaço para 45 mil pessoas, e é o quarto santuário mariano mais visitado no mundo.

Dia das Crianças

Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

SER CRIANÇA (A/d)

Ser criança é gostar de correr pela casa
Ser criança é gostar de comer com as mãos
Ser criança é descobrir o mundo todos os dias
Ser curioso, atrevido, honesto e carinhoso
Ser criança é gostar da vida e saber vivê-la!

Dia do Médico

Próximo Dia do Médico 18 de Outubro de 2018 (quinta-feira)

Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.

Os médicos podem ser generalistas, ou seja, não ter uma especialização em nenhuma área específica da medicina, ou especialista, quando são peritos em alguma área, como endocrinologia, estética, cardiologia, obstetrícia e etc.

Considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas, São Lucas “Evangelista” é uma das figuras santas mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas, como a católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.

São Lucas era médico e escritor era um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava que “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática.

São Lucas ainda era um talentoso pintor, considerado o padroeiro dos artistas por causa do seu talento. Era chamado pelos cristãos orientais de “médico pintor”.

Dia do Cirurgião Dentista – 25 de Outubro

No Brasil, o dia nacional do Cirurgião-Dentista Brasileiro foi estabelecido como 25 de outubro, dia em que se comemora a data de criação da primeira Faculdade de Odontologia, na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro, em 1984, através do decreto 9.311

O cirurgião-dentista é o profissional – capacitado na área de odontologia da – área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático.

Apesar de terem um âmbito de ação semelhante, não deve ser confundido com o médico estomatologista que se constitui da boca e de suas estruturas associadas.

A primeira escola dentária foi fundada em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos. Atualmente, com o avanço da ciência e da profissão, o profissional pode especializar-se em áreas específicas, como cirurgião dentista, odontopediatria, periodontia, traumatologia, saúde coletiva, entre outras.

Curiosidades da profissão – Antigamente os dentistas eram chamados de? Dentistas práticos? Não tinha formação o mesmo conhecimento. A atividade estava resumida em fazer apenas a extração de dentes que estavam muito estragados e o local estava longe do nível básico de exigência, já que normalmente trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.

Algumas pesquisas comprovam que o primeiro instrumento para limpar os dentes já existia há mais de cinco mil anos, tendo sido encontrado em uma tumba, no Egito Antigo. As escovas de cerdas de nylon foram criadas pelos americanos, em 1938.

Fontes: http://www.datascomemorativas.me/2018/outubro/https://www.calendarr.com/brasil/dia-das-criancas/http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1031-dia-do-cirurgiao-dentista-25-de-outubro

Pesquisa, resumo, distribuição e adaptação de texto: Jornalista Wilson Souza
Formatação e publicação: Stanley Monteiro

Esta notícia foi visualizada 66 vezes