Datas comemorativas do mês de agosto, Astir parabeniza

A Astir, através do diretor executivo, CB PM Alan Mota parabeniza os profissionais de saúde, militares e crianças especiais pelo seu dia.

Dia Nacional do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto.

Cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea.

O objetivo desta data também é conscientizar a população sobre os cuidados que precisam manter com a saúde para evitar problemas no coração.

As pessoas com histórico de familiares que sofreram infartos devem fazer check-ups regulares com os seus cardiologistas para evitar “surpresa” desagradável.

Semana Nacional da Criança Excepcional comemora Estatuto da Pessoa com Deficiência

Nesta sexta (21) até o dia 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Criança Excepcional. O objetivo é informar a população sobre as necessidades específicas das crianças excepcionais e desconstruir preconceitos. Este ano o período ainda relembra a vitória da sociedade brasileira com a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que apresenta uma série de avanços para crianças, adolescentes e adultos que possuem alguma deficiência.

Em junho, o estatuto, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI), foi aprovado, por unanimidade, pelo Senado Federal. A principal inovação da LBI refere-se ao conceito de deficiência, que deixa de ser entendido como uma condição estática e biológica da pessoa e passa a ser compreendida como o resultado das barreiras impostas pelas ações do Estado e da sociedade, que não satisfazem às necessidades de natureza física, mental, intelectual e sensorial desses indivíduos.

25 de Agosto – Dia do Soldado

O Dia do Soldado é comemorado, no Brasil, em 25 de agosto porque foi nesse dia que nasceu o patrono do exército brasileiro, Duque de Caxias.

No Brasil, aos 25 dias do mês de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque deCaxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

Luís Alves nasceu em uma fazenda da então Capitania do Rio de Janeiro. Era herdeiro de uma família da aristocracia militar portuguesa. Seu pai serviu ao exército português no Brasil, que, à época do nascimento do futuro duque, em 1803, estava na iminência de um choque contra as forças napoleônicas na Europa, o que resultaria na mudança da família real portuguesa para o Brasil. A vinda da família real para o Brasil, a elevação do país à categoria de Reino Unido e a futura independência, em 1822, transformou a vida de Luís Alves.

Caxias faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro, com o uso de uma réplica do seu espadim pelos oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras.

27 de Agosto – Dia do Psicólogo

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil.

 Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.

Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia numa instituição de ensino atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.

Dia do Nutricionista

No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista, pois nessa data foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949.

A intenção da criação dessa associação era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

Mais tarde, a ABN foi alterada para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição.

Fontes: http://www.solidariedade.org.br/noticias/semana-nacional-da-crianca-excepcional-relembra-grande-vitoria/ https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cardiologista/ https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-soldado.htm/ https://www.amambainoticias.com.br/especial/27-de-agosto-dia-do-psicologo/ https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nutricionista.htm

Resumo, distribuição e edição: Jornalista Wilson Souza
Texto: Sites da fonte
Imagem: Meramente ilustrativa (Google)
Formatação e publicação: Stanley Monteiro

Esta notícia foi visualizada 17 vezes