Astir informa – Datas comemorativas de Abril 2.018

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde de um indivíduo.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudável e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

13 de abril – 13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é celebrado em 13 de abril, pois foi nesse dia, no ano de 1831, que ele foi tocado publicamente pela primeira vez.

Em 13 de abril celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. O que ocorreu nesse dia para que ele fosse eleito como dia de nosso Hino? Foi no dia 13 de abril de 1831 que o Hino Nacional foi tocado pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de abril de 1831, o hino considerado “nacional” era aquele composto por Dom Pedro I após a Independência, em 1822, que hoje é intitulado o Hino da Independência.

Em 1906, já no governo de Afonso Pena, outro maestro, chamado de Alberto Nepomuceno, membro do Instituto Nacional de Música, propôs ao presidente da República uma reforma da música de Francisco Manuel. Afonso Pena autorizou a reforma e, para complementar, um concurso para eleger uma nova letra para o hino foi feito. O vencedor do concurso foi Osório Duque-Estrada (1870-1927), poeta e professor. A letra de Duque-Estrada foi combinada com a reforma instrumental que Nepomuceno fez na música de Francisco. Assim, nasceu o Hino Nacional tal como o conhecemos hoje.

 

Essa nova versão do hino, que prevalece ainda nos nossos dias, só foi oficializada em 1922, no centenário da Independência, após muitas discussões políticas e intelectuais acaloradas.

21 de abril – Dia de Tiradentes

Tiradentes foi um dos conspiradores da chamada Inconfidência Mineira. O dia de sua morte, 21 de abril, é hoje feriado nacional no Brasil.

No dia 21 de abril é feriado no Brasil porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” e foi tido por muitos como um “herói nacional”.

  • Quem foi Tiradentes?

Tiradentes nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746, na época do período colonial do Brasil. Entre as muitas profissões que exerceu, estava a de dentista amador, por isso recebeu o apelido de “Tiradentes”, pelo qual se tornou conhecido. Foi, porém, na carreira militar que Tiradentes fixou-se como profissional. Ele fez parte da cavalaria de Dragões Reais de Minas, no posto de alferes – uma patente abaixo da de tenente. Os Dragões eram uma companhia militar formada por portugueses e brasileiros que estava submetida à autoridade da Coroa lusitana e atuava na Colônia.

O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965. Isso foi feito pelo presidente marechal Castelo Branco por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.

22 de abril – Descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril, comemora-se o Dia do Descobrimento do Brasil, já que foi nessa data que Cabral e seus homens chegaram ao litoral brasileiro.

No Brasil, o dia 22 de abril constitui uma das datas mais importantes da história nacional. Nesse dia é celebrado o Descobrimento do Brasil, fato que ocorreu no ano de 1500, quando uma expedição marítima portuguesa, liderada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral do atual estado da Bahia.

Sabemos que Portugal foi o grande pioneiro das circum-navegações, ou grandes navegações modernas, isto é, conseguiu, antes das outras nações européias, promover viagens com embarcações de grande porte contornando a costa africana até chegar ao Oceano Índico e a cidades como Calicute, como citado no texto. Todavia, Lucas Figueiredo fala de um “encargo secreto” delegado a Cabral. Esse encargo secreto consistia em fazer uma breve exploração em uma terra já descoberta anos antes, mas ainda não suficientemente conhecida. A esperança de D. Manuel era a de que Cabral descobrisse metais preciosos no “Novo Mundo”. Então, Cabral e seus homens, antes de partirem de fato para as “Índias”, desviaram sua rota em direção à terra que mais tarde seria chamada de Terra de Santa Cruz, ou seja, o Brasil.

Dia 21 de abril – Dia do Índio

A comemoração do dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

O processo de instalação dos índios em nosso território é compreendido a partir das teorias que discutem a ocupação do continente americano. Segundo algumas pesquisas, os primeiros grupos humanos que aqui chegaram eram provavelmente oriundos de regiões da Ásia e da Oceania. Com o passar dos séculos, essas populações pré-históricas se espalharam pela América e, conseqüentemente, deram origem a uma infinidade de civilizações e culturas.

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Asti

O CB PM Alan Mota, diretor executiv da Astir informa os associados, fornecedores, colaboradores e outros que as datas comemorativas, do me de abri, que são feriado nacional a Astir estará sem atendimento administrativo, porém o Serviço de Pronto Atendimento continua trabalhando 24 horas, 7 dias por semana, para urgências e emergências.  “Nossa equipe de profissionais de saúde a disposição dos associados no SPA conta com médico, equipe de enfermagem, raios-x, laboratório de análises clinicas, eletrocardiograma, Hospital Tiradentes, outro profissionais de saúde de sobre aviso e dependendo do caso o médico poderá encaminhar o paciente para outro Hospital conveniado, ou seja, não fica sem socorro médico, concluiu Alan Mota.

Fontes: CB PM Alan Mota/ http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/abril.htm
Texto: Jornalista Wilson Souza/ site da fonte
Imagem: Logo Astir arquivo
Formatação e publicação: Stanley Monteiro

Esta notícia foi visualizada 117 vezes