ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia ASTIR deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo
Home / Notícias / Destaque do dia / ASTIR deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo

ASTIR deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo

O diretor executivo da Astir, SGT PM Alan Mota diz que o natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro, dia em que se celebra o nascimento do Menino Jesus.

Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso.Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo, independente da religião, todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira.

As festividades do Natal, no Brasil, começam na véspera, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.

Origem do Natal

No século III d.C, a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano, para que eles passassem a comemorar o nascimento de Jesus.

Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento do deus sol”, que comemorava o solstício de inverno.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para encontrar o Menino Jesus, o que é comemorado no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.

Símbolos do Natal

Existe uma série de símbolos natalinos que são usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore enfeitada, o presépio, para simbolizar o nascimento de Jesus, as velas e os sinos.

Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica.

Ano Novo 2. 020

Ano-Novo é a comemoração de um novo ano que se inicia, e é celebrado na passagem de 31 de dezembro para o 1º de janeiro.

Também chamado de Réveillon, termo em francês que significa “despertar”.

Origem do Ano-Novo

Entre 753 a.C. e 476 d.C o início do ano civil acontecia no dia 1º de março. Para persas e fenícios, entre outros povos, a data ainda era outra, 23 de setembro.

A comemoração de Ano-Novo com a data que conhecemos hoje tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo.

Tradições de Ano-Novo

Existem diversas tradições típicas para a festa de comemoração do Ano-Novo, e cada país geralmente possui a sua. No Brasil, por exemplo, é costume usar roupas brancas, pular 7 ondas do mar, assistir os shows de fogo de artifícios, comer uvas e etc.

A chegada de um novo ano é celebrada com a expectativa de renovação dos votos de esperança, alegria, amor e fraternidade. Nessa época, as pessoas fazem promessas para o ano que se inicia, e refletem sobre a vida que tiveram no ano que acaba.

Cada cidade costuma concentrar a sua população num tradicional ponto turístico ou local de bastante significância para celebrar esta data.

No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são dois locais muito procurados para as comemorações de Ano-Novo, onde a atração principal são os fogos de artifício em Copacabana, no Rio, e na Avenida Paulista, em São Paulo.

Este Natal e o ano novo que se aproximam em especial quero deixar a todos, indistintamente uma mensagem muito positiva dos avanços conquistados pela Astir, tanto na área de aquisição de aparelhos, equipamentos de alta tecnologia, e principalmente a dedicação, zelo e probidade das equipes de saúde e administrativa, sempre comprometidos a fazer o melhor para os nosso associados, com vistas a humanização nos atendimentos, como segue:

“É com paz e amor que todos devemos viver este Natal e com fé e alegria que devemos entrar no novo ano”. Boas Festas! Finalizou Alan Mota.

Fontes: SGT PM Alan Mota/ Ihttps://www.calendarr.com/brasil/natal/ https://www.calendarr.com/brasil/ano-novo/

Texto: Jornalista Wilson Souza e sites das fontes

Foto: Jornalista Wilson Souza