ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia Alta Tecnologia – Astir investe em equipamentos cardioversor para o Hospital Tiradentes e SPA
Home / Notícias / Alta Tecnologia – Astir investe em equipamentos cardioversor para o Hospital Tiradentes e SPA

Alta Tecnologia – Astir investe em equipamentos cardioversor para o Hospital Tiradentes e SPA

Segundo a gerente de enfermagem da Astir, a associação adquiriu e já está em funcionamento 2 equipamentos cardioversor de alta tecnologia, (O cardioversor é um equipamento extremamente necessário aos ambientes hospitalares. Esse dispositivo é capaz de salvar vidas e sua efetividade é muito elevada. Diferentes pesquisas apontam que, em 85% dos casos, o cardioversor consegue reverter o quadro médico de determinado paciente, evitando que ele venha a óbito ou sofra um dano ainda mais grave).

Imagem do fabricante

Esse equipamento pode ser utilizado quando o paciente em questão apresenta um batimento cardíaco irregular ou acelerado. Na medicina, essa anormalidade é conhecida como arritmia.

O técnico, seja ele um médico ou um profissional especializado, coloca, normalmente, alguns adesivos ou pás no tórax do paciente. Logo depois, ele é sedado e o aparelho posicionado em seu peito.

Para finalizar, o equipamento libera uma corrente elétrica no paciente, fazendo com que seu batimento volte ao normal, impedindo qualquer outro problema de saúde causado por essa arritmia.

O fabricante explica os dados técnicos (de interesse dos profissionais de saúde):

  • Desfibrilador Bifásico
    • Módulo Desfibrilador Externo Automático (DEA)
    • Modo Prevenção de Morte Súbita (PMS)
    • ECG (Eletrocardiograma) até 12 derivações
    • Oximetria (SpO2)
    • Marcapasso Não Invasivo
    • Pressão Não Invasiva (PANI)
    • Capnografia (EtCO2)
    • Impressora
    • Bateria removível

Com a nova tecnologia CTR – Checagem em Tempo Real, o CardioMax realiza auto-diagnóstico e informa, antecipadamente, se existe qualquer ação de manutenção a ser realizada, garantindo que estará sempre disponível para uso imediato.

Carinho de emergência e leito de observação

A enfermeira chefe de plantão fala que tanto o Serviço de Pronto atendimento como o Hospital Tiradentes estão bem equipados e com pessoal treinado e capacitado para exercer suas funções.

Fachada do Serviço de Pronto Atendimento – S.P.A/ porta central com duas aberturas

“O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) trabalha 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão, Hospital Tiradentes, Raios-x, laboratório de análises clinicas, ambulância, carro de apoio, outros profissionais de sobreaviso entre outros pertinentes ao serviço de pronto atendimento.

Texto e fotos: Jornalista Wilson Souza
Imagem 1: Fabricante do cardioversor
Fontes: Gerente de enfermagem Astir/ Cardiomax/
Formatação e publicação: Stanley Monteiro