ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia 5º BPM desenvolve projeto “Polícia Militar na Escola”
Home / Notícias / 5º BPM desenvolve projeto “Polícia Militar na Escola”

5º BPM desenvolve projeto “Polícia Militar na Escola”

O 5°Batalhão de Polícia Militar (BPM) inaugurou na manhã de sexta-feira, 12, o Projeto “Polícia Militar na Escola” na escola estadual Maria Carmosina, na zona Leste de Porto Velho, com a presença do comandante do Batalhão, major PM Glauber Souto, da Diretora da escola, professora Albaniza. O projeto já era desenvolvido desde 2018 na escola estadual Ulisses Guimarães também na zona Leste de Porto Velho.

Os objetivos do projeto são: criar ações preventivas no ambiente escolar, incentivar o respeito a disciplina e o desenvolvimento de atributos como liderança, pro atividade e cooperação, bem como o resgate a ética, cidadania e civismo.

Para isso os policias do 5° Batalhão promovem atividades como momento cívico, onde são entoados pelos alunos os hinos Nacional e Céus de Rondônia com hasteamento das respectivas bandeiras, instruções de ordem unida, palestras com temas sobre prevenção às drogas e à violência, trânsito, meio ambiente, bullying, ética e cidadania, entre outros.

Outra atividade que vem surtindo efeito é a do xerifado, os “xerifes” de cada turma são escolhidos para liderar a sua turma durante uma semana, nesta semana o xerife recebe além de um braçal, que o identifica, uma prancheta para controle de alunos e atividades do dia. Com esta atividade é perceptível a empatia do xerife com seu professor, pois sente na pele a responsabilidade de cuidar de uma turma inteira, a partir daí se desenvolvem os atributos de um líder e de um cooperador.

Atualmente o Projeto Polícia Militar na Escola atende 1.195 alunos em duas escolas da rede pública estadual, baseando-se na orientação de bons preceitos e de regras de convívio sociais motivando a integração da comunidade escolar com a Polícia Militar.

Texto: 5º BPM
Fonte: http://www.pm.ro.gov.br/index.php/institucional/noticias/7428-5-bpm-desenvolve-projeto-policia-militar-na-escola.html
Transcrição: Jornalista Wilson Souza