5º Batalhão inova policiamento no residencial Orgulho do Madeira

1

A Polícia Militar do Estado de Rondônia, sob o comando do coronel PM Ênedy, tem avançado no que diz respeito à evolução do conceito de Segurança Pública. Tal processo evolutivo consiste em, além de valorizar os policiais que atuam diuturnamente no serviço de radiopatrulha, executar ações cada vez mais efetivas de Polícia Comunitária. Em consonância com a visão do Comando da corporação, o comandante do 5º BPM, major PM Herton, não tem medido esforços para otimizar o policiamento preventivo na área do Batalhão Belmont.

O Secretário de Segurança Defesa e Cidadania, delegado Reis, e seu Adjunto, o coronel PM Adilson têm sido enfáticos quanto à necessidade de que a Filosofia de Polícia Comunitária seja posta em prática por todo o Estado; promovendo, inclusive, reuniões com lideranças das mais diversas comunidades com o objetivo de levantar as demandas de cada local e, assim, poder atendê-las de forma mais eficiente. Interessante trazer à baila que o coronel PM Adilson e o precursor no que diz respeito ao policiamento comunitário em nosso Estado, sendo, inclusive, referência nacional na área.

Incluso na área de responsabilidade do 5º BPM temos o Residencial Orgulho do Madeira, projeto visionário implementado pelo governo do Estado; local este que, por suas peculiaridades, tem tido uma atenção diferenciada no que tange ao policiamento preventivo.

Hoje, 21, teve  o Patrulhamento com Motocicletas no Residencial supracitado, que apoiará as guarnições responsáveis por cobrir também o Bairro Jardim Santana.

Seguindo a ótica, tanto do governador Confúcio Moura, como do Comandante Geral da PMRO, na próxima semana o 5º Batalhão implementará no policiamento daquela localidade a Base Móvel Belmont. A base móvel consistirá em 01 ônibus dotado de tecnologia de monitoramento através de câmeras de longo alcance, além de sistema de informações que propiciem a consulta aos bancos de dados atinentes ao serviço policial militar; além de uma guarnição específica para tratar das problemáticas do Residencial Orgulho do Madeira.

A evolução do conceito de segurança pública deixa claro que é imprescindível o uso de tecnologia no serviço policial militar para que possamos estar um passo à frente da criminalidade, disse o major PM Herton. Fazer mais com menos! É disso que precisamos para prestar um serviço público de excelência, concluiu.

Fonte e fotos 5º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

www.pm.ro.gov.br