ASTIR - Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia 25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista e a Odontologia no Brasil
Home / Notícias / Destaque do dia / 25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista e a Odontologia no Brasil

25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista e a Odontologia no Brasil

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista Brasileiro. A data também é lembrada como o Dia Nacional da Saúde Bucal.

No restante do mundo, o dia 3 de outubro é o dia celebrado para esse profissional.

O dentista é um profissional extremamente importante na vida das pessoas, pois ele é o responsável pela saúde bucal, sendo que ele trata dos nossos dentes, das nossas gengivas e também, inclusive, de ossos da face (como, por exemplo, o maxilar).

Esse indivíduo, portanto, trata os problemas dentários (cáries, por exemplo), ou seja, tudo o que estiver relacionado com a boca – de modo a prevenir as doenças e também a ensinar como é feita uma higienização correta –, assim como tratar da estética facial.

A formação para ser dentista é o curso de Odontologia. Após, o profissional pode escolher alguma especialização em áreas como: ortodontia, periodontia, prótese, endodontia, patologia bucal e outras.

Origem do Dia do Dentista Brasileiro

No dia 25 de outubro de 1884, houve a assinatura de um Decreto de Lei nº 9311, que foi o responsável pela separação do estudo da Odontologia das áreas médicas restantes. Dessa separação, houve a criação dos primeiros cursos de graduação da área nos estados do Rio de Janeiro e Bahia.

Essa data é a oficial para homenagear os profissionais que se dedicam pela saúde bucal da sociedade.

Como o Dia Nacional da Saúde Bucal foi também oficializado como 25 de outubro pelo Conselho Federal de Odontologia, a data também é vista como um dia para trazer conscientização para a população quanto a importância da adoção de medidas que previnem as doenças orais, isto é, as visitas a um consultório odontológico e também para uma higiene bucal de qualidade.

Regulamentação da profissão

Para ser exercida a profissão, deve-se obter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) de cada estado brasileiro. Esses Conselhos Regionais são uma extensão do Conselho Federal de Odontologia (CFO), visando à descentralização da fiscalização e das ações administrativas.

O gestor da odontologia da Astir, SGT PM RR Debrando parabeniza esses valorosos profissionais pelo seu dia. “Temos feito tudo que está ao nosso alcance para tornar o exercício da profissão dos nossos amados cirurgiões-dentistas em sua plenitude, disse Debrando”.

Fonte: https://www.calendariobr.com.br/dia-do-dentista-brasileiro/ SGT PM RR Debrando

Texto: transcrição, adaptação, distribuição e edição: Jornalista Wilson Souza https://www.calendariobr.com.br/dia-do-dentista-brasileiro

Imagens: Meramente ilustrativas – Internet

LEMBRETE: Visite o profissional dentista regularmente para profilaxia na arcada dentária, como também, o exame clínico bucal. Em caso de dor ou edema provocado por inflamação ou infecção dental, procure imediatamente o cirurgião-dentista e NÃO tome medicamentos sem receituário do odontologo, pode ser perigoso para sua saúde.

A Astir mantém atendimento odontológico de segunda às sextas-feiras, manhã e tarde, no ambulatório e nos finais de semana e feriados, em casos de urgência e emergência o paciente deverá procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que o médico plantonista tomará as providências e havendo necessidade a enfermeira chefe irá chamar o profissional dentista de plantão. O PACIENTE NÃO FICA SEM ATENDIMENTO. (Nota da assessoria de imprensa)